Últimas

Crianças que bebem leite integral tem menor risco de ficar acima do peso


Uma pesquisa liderada pelo Hospital de Saúde Michael de St. Michael, em Toronto, descobriu que crianças que bebem leite integral tem 40% menos chances de estar acima do peso ou obesas, em comparação com crianças que consomem leite com baixo teor de gordura.

Os pesquisadores analisaram 28 estudos de sete países que exploraram a relação entre crianças que bebem leite de vaca e o risco de sobrepeso ou obesidade. Nenhum dos estudos - que envolveu um total de quase 21.000 crianças entre um e 18 anos de idade - mostrou que crianças que bebiam leite com baixo teor de gordura tinham menor risco de estar acima do peso ou obesas. Dezoito dos 28 estudos sugeriram que crianças que bebiam leite integral tinham menos probabilidade de estar acima do peso ou obesas.

Os resultados desafiam as diretrizes canadenses e internacionais que recomendam que as crianças consumam leite de vaca com baixo teor de gordura em vez de leite integral a partir dos dois anos de idade para reduzir o risco de obesidade.

Os cientistas agora buscarão estabelecer a causa e o efeito do leite integral e reduzir o risco de obesidade em um estudo controlado randomizado, pois todos os estudos analisados foram observacionais, o que significa que ainda não é possível afirmar se o leite integral causou menor risco de sobrepeso ou obesidade.

A pesquisa foi publicada no  American Journal of Clinical Nutrition.