Últimas

Vacas conversam entre si, inclusive sobre comida, diz novo estudo


As vacas são capazes de "comuuuuunicar" umas com as outras, diz um novo estudo surpreendente.

Publicado no Scientific Reports, o estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Sidney observa que os bovinos da raça Holandesa-Fresiana são capazes de se comunicar entre si, usando seus próprios muus distintos. Os pesquisadores, incluindo a pesquisadora Alexandra Green, coletaram 333 amostras de vocalizações de vacas e as analisaram usando programas de análise acústica. Eles descobriram que as vacas são capazes de dar pistas em determinadas situações e expressar emoções diferentes, incluindo excitação, engajamento e angústia.

"Descobrimos que a individualidade vocal do gado é relativamente estável em diferentes contextos de cultivo emocionalmente carregados", disse Green em comunicado.

Sinais positivos foram vistos quando as fêmeas estavam no cio e quando havia expectativa de serem alimentadas. Contextos negativos foram detectados quando o acesso aos alimentos foi negado e durante o "isolamento físico e visual do restante do rebanho".

Cameron Clark, um dos co-autores do estudo e supervisor acadêmico de Green, elogiou sua pesquisa. "A pesquisa de Ali é realmente inspiradora", disse Clark no comunicado. "É como se ela estivesse construindo um tradutor do Google para vacas".

Pesquisas anteriores haviam revelado que as vacas e seus bezerros são capazes de se comunicar mantendo a individualidade baixa (os sons vocais produzidos pelo gado), mas a pesquisa de Green indica que a individualidade é mantida por toda a vida e espalhada pelo rebanho.

"As vacas são animais sociais gregários", acrescentou Green. “Em certo sentido, não é surpreendente que eles afirmem sua identidade individual ao longo da vida e não apenas durante a impressão da mãe e da mãe. Mas esta é a primeira vez que conseguimos analisar a voz para ter evidências conclusivas dessa característica. ”

Green espera que sua pesquisa seja usada pelos agricultores e integrada em suas rotinas para entender melhor seus animais e melhorar seu bem-estar.

"É provável que a distinção individual atraia apoio social de indivíduos específicos, e o conhecimento dessas dicas de individualidade pode ajudar os agricultores a detectar gado individual para fins de bem-estar ou produção", escreveram os pesquisadores no resumo do estudo.