Últimas

Cientistas revelam a linguagem dos orangotangos


"Suba em mim", "subir em você" e "retome a brincadeira" estão entre os pedidos que os orangotangos selvagens fazem entre si, dizem os pesquisadores.

No primeiro estudo aprofundado de gestos entre orangotangos selvagens, os cientistas da Universidade de Exeter identificaram 11 sinais vocais e 21 " tipos de gestos " físicos .

Os sons incluíam o "chiado do beijo" (um ruído agudo de beijo criado durante a inspiração), o "grumph" (um som baixo que dura um ou dois segundos na inspiração), o "gorkum" (um chiado do beijo seguido de uma série de grumphs) e a "framboesa".

Os gestos incluíam acenando, carimbando, empurrando o lábio inferior, sacudindo objetos e "apresentando" uma parte do corpo.

As descobertas revelam que os orangotangos são altamente responsivos à comunicação, reagindo antes do término da gestação ou em menos de um segundo em 90% das comunicações (excluindo aquelas em que não notaram a comunicação).

"Observamos orangotangos usando sons e gestos para atingir oito objetivos diferentes - coisas que eles queriam que outro orangotango fizesse", disse a cientista da Universidade de Exeter, Dra. Helen Morrogh-Bernard, fundadora e co-diretora da Bornean Nature Foundation (BNF).

"Os orangotangos são os mais solitários de todos os macacos, razão pela qual a maioria dos estudos foi realizada em macacos africanos, e pouco se sabe sobre gestos selvagens de orangotangos.

"Passamos dois anos filmando por mais de 600 horas os orangotangos na floresta de turfeiras de Sabangau, em Bornéu, na Indonésia.

"Enquanto algumas de nossas descobertas apoiam o que foi descoberto por estudos em zoológicos, outros aspectos são novos - e destacam a importância de estudar a comunicação em seu contexto natural".

Uma das novas descobertas é que, enquanto os orangotangos preferem as mãos sobre os pés ao fazer gestos, eles usam seus pés mais que os chimpanzés para esse fim.

As imagens de vídeo de 16 orangotangos (sete pares mãe-filho e um par de irmãos) produziram um total de 1.299 sinais comunicativos - 858 sinais vocais e 441 gestos.

Os pesquisadores dizem que mais sinais provavelmente serão identificados no futuro.

Os oito "objetivos" identificados da comunicação foram: "adquirir objeto" (o sinalizador quer alguma coisa), "subir em mim", "subir em você", "subir em cima", "afastar-se", "mudar de jogo: diminuir intensidade", "retomar a reprodução" e "parar com isso".

Em termos de comunicação física, os orangotangos juvenis usavam principalmente gestos visuais - enquanto os adultos usavam gestos e toques físicos igualmente.

O toque era mais comumente usado ao se comunicar com um orangotango que não estava prestando atenção.

A comunicação vocal aumentou quando o outro orangotango estava fora de vista.