Últimas

Um terço da flora tropical da África está ameaçada de extinção


Um terço das espécies de plantas tropicais da África está potencialmente ameaçada de extinção, de acordo com uma estimativa preliminar publicada nesta quarta-feira na revista Science Advances.

A famosa "Lista Vermelha" mantida pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), possui uma lista relativamente completa para mamíferos e aves, porém ela está cheia de lacunas quando se trata de plantas, das quais apenas 10% foram avaliadas. Essas avaliações são exigentes e demoradas, e existem mais de 350.000 espécies de plantas ao todo.

Para contornar esse problema, uma equipe coordenada pelo botânico Thomas Couvreur, do Instituto Nacional de Pesquisa Francês para o Desenvolvimento Sustentável, realizou uma análise computacional do status de mais de 22.000 espécies de plantas vasculares na África tropical.

Para realizar a análise, eles usaram informações compiladas de um banco de dados chamado Rainbio, mantido pela Fundação Francesa de Pesquisa em Biodiversidade.

O resultado foi que 32% das espécies, ou quase 7.000, foram classificadas como prováveis ​​ou potencialmente ameaçadas, com base em um dos dois critérios reconhecidos pela IUCN - uma redução recente no tamanho da população ou na distribuição geográfica.

As regiões consideradas de maior risco foram a Etiópia, o centro da Tanzânia, o sul da República Democrática do Congo e as florestas da África Ocidental.

As principais ameaças à biodiversidade, especialmente em áreas de excepcional diversidade de plantas, principalmente nos trópicos, estão frequentemente ligadas a atividades em escala industrial, como exploração de madeira ou grandes plantações, mineração e agricultura.