Últimas

Quanto equivale cada ano de um cão comparado ao do ser humano?


Sempre ouvimos falar que para calcularmos a idade estimada de um cão é só multiplicarmos por sete cada ano vivido por ele, porém, segundo uma novo estudo, esta estimativa pode não ser correta.

Para compreender melhor os resultados desta pesquisa, precisamos saber que, assim como no DNA humano, os genomas de cães acumulam mudanças que indicam sua idade. À medida que envelhecemos, nosso DNA acumula gradualmente uma série de mudanças, uma maneira de isso acontecer é a metilação ou a adição de grupos metila à estrutura química de uma molécula de DNA. Agregadas, essas alterações são conhecidas como metiloma.

O metiloma se desenvolve a uma taxa previsível em humanos, sendo possível trabalhar de trás para frente a partir do status atual de metilação de uma pessoa e determinar quantos anos ela tem. 

Como isso se aplica aos seres humanos, os pesquisadores resolveram utilizar este mesmo método em cães.

Eles realizaram exames em Labradores Retrivers utilizando este método e chegaram ao seguinte resultado: um cão de um ano é semelhante a um humano de 30 anos, enquanto um cão de 10 anos seria 68.

Este artigo ainda precisa ser revisado por outros cientistas e os autores observam que eles apenas examinaram os Labradores Retrievers, os resultados podem ser diferentes para outras raças. Mas se a técnica de comparação persistir, os metilomas podem ser uma nova maneira de avaliar como os organismos envelhecem em comparação com outras espécies, o que pode ser útil para identificar estratégias antienvelhecimento.