Últimas

Concurso Fotográfico WWF - Áreas Protegidas do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai

O Concurso Fotográfico WWF "Áreas Protegidas do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai" chegou ao final e abaixo você pode conferir as 4 imagens vencedoras:

1º Lugar: Gabriela Schuck de Oliveira
Foto capturada em: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal

2º Lugar: Henrique Seiko Arakaki
Foto capturada em: RPPN Fazenda Acurizal e Fazenda Penha, Corumbá, Mato Grosso do Sul

3º Lugar: Guilherme Giovanni
Foto capturada em: Baia negra, Corumbá MS

4º Lugar: Aline Santana da Hora
Foto capturada em: Parque Estadual Encontro das Águas

O Concurso Fotográfico WWF tem como missão divulgar a importância das Áreas Protegidas para a vida na Terra.

O foco do concurso está nas Áreas Protegidas do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai. Ao norte desta região, se localizam as cabeceiras do Pantanal, que são responsáveis por 80% das águas que abastecem a famosa planície pantaneira.

A biodiversidade é a vasta quantidade de organismos vivos, sejam eles animais, vegetais ou fungos. São, portanto, todos os microrganismos encontrados em nosso planeta e toda a variedade genética disponível. Trata-se da vida na Terra em sua plenitude!

É por meio da biodiversidade e da natureza que os alimentos que comemos, a qualidade do ar que respiramos, os medicamentos que necessitamos e tantos outros serviços ambientais nos são oferecidos.

Sem a biodiversidade, a vida é abalada em todos os seus aspectos. E é por isso que preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais é tão fundamental.

Recentemente, a ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou em relatório que mais de 1 milhão de espécies de seres vivos está ameaçada de extinção.

Uma maneira de proteger a biodiversidade é por meio da preservação dos habitats. As Áreas Protegidas são reconhecidamente a melhor solução para proteção de ecossistemas naturais e sua biodiversidade.

Diante da urgência e do compromisso do WWF em defesa da vida, promovemos o Concurso Fotográfico Áreas que Protegem a Vida – Pantanal.

Propósito

O concurso regional busca promover o conhecimento sobre a importância das Áreas Protegidas para o Pantanal, a maior área úmida continental do planeta, que se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai.

Aberto aos residentes destes três países – Brasil, Bolívia e Paraguai, o concurso regional quer valorizar as paisagens, biodiversidade e o turismo em Áreas Protegidas, públicas ou privadas do Pantanal, assim como de toda a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.

Participe, divulgue e ajude a defender a vida no Pantanal!

http://concurso.wwf.org.br/

ÁREAS PROTEGIDAS

Áreas Protegidas são espaços essenciais para a conservação da biodiversidade, e podem incluir diversas categorias e níveis de proteção. Além de garantirem belas paisagens e a preservação da vida silvestre, as Áreas Protegidas também são importantes para a água que bebemos, o ar que respiramos e o controle do clima.

No Brasil, menos de 5% do bioma Pantanal é coberto por áreas naturais protegidas, o que está abaixo das metas definidas nas convenções internacionais.

Devido à enorme importância dessa área úmida, na Bolívia, 3,9 milhões de hectares do bioma foram declarados Áreas Protegidas.

O Pantanal paraguaio cobre mais de 42.000 km², abriga uma grande riqueza biológica com registros de mais de 60% das espécies de aves do país e um dos principais refúgios de espécies muito ameaçadas. Apenas 16% do Pantanal Paraguaio são protegidos: 3,8% como áreas silvestres protegidas (públicas e privadas) e 12,2% dos territórios indígenas.

Além da criação de novas áreas para proteção da natureza e da biodiversidade, é fundamental a boa administração das existentes. E para isso, é imprescindível que a população as conheça e valorize.


O Pantanal

Localizado no coração da América do Sul, o Pantanal é uma região peculiar não só pelas suas belezas naturais, mas também pelo papel que desempenha na conservação da biodiversidade.

Nele, já foram registradas cerca de 3.500 espécies de plantas e 1.300 espécies de animais.

O Pantanal é um dos principais abrigos para espécies altamente ameaçadas, como: a onça-pintada, a ariranha, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal e o lobo-guará.

Devido à sua importância ambiental, o bioma foi decretado Patrimônio Nacional do Brasil, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000. Além disso, possui 6 Sítios Ramsar, designação dada a regiões úmidas de importância internacional, sendo 4 no Brasil, 1 na Bolívia e 1 no Paraguai.

A página oficial do concurso pode ser acessado aqui: http://concurso.wwf.org.br/