segunda-feira, 25 de março de 2019

Truque matemático compartilhado nas redes sociais viraliza e deixa internautas perplexos


Um dica matemática compartilhada no Twitter por um redator publicitário do Reino Unido, chamado Ben Stephens, chamou muita atenção nas últimas semanas por ter de fato ajudado muitas pessoas a calcularem de uma maneira mais fácil contas com porcentagem.

Muitas pessoas ficaram impressionadas por nunca terem ouvido falar desta dica e até mesmo questionaram o motivo de nunca terem aprendizado esse "truque" isso na escola.

Vamos entender a dica que ele passou:


Suponha que te peçam para calcular de cabeça 4% de 75. Não seria algo rápido de responder, correto? 
A dica de Stephens é inverter os valores, ficando desta forma: 75% de 4.
Assim, ficaria mais fácil chegar ao resultado: 3
Como 75% corresponde a três quartos, fica mais fácil chegar ao resultado utilizando da divisão.

Em outra postagem, há um outro exemplo:

18% de 50 é difícil de calcular”, ele escreveu. “Mas 50% de 18 é facinho, não é?", tuitou dando outro exemplo. A resposta, como você deve supor, é 9

É claro que este truque de Stephens não funciona sempre, principalmente para números altos ou que envolvam decimais, mas com toda certeza com esta dica ficará mais fáicil

No entanto, é válido ressaltar que o truque de Stephens funciona só até certo ponto. Se os números aumentarem ou se eles envolverem decimais, por exemplo, as porcentagens, mesmo invertidas, não ficam fáceis de calcular. Mas, enquanto você está lidando com números pequenos, não há problema nenhum em utilizar a técnica.

Apesar de não ser um cálculo ou uma dica inédita, é sempre válido existirem pessoas que queiram facilitar a vida de outras, com toda certeza essa dica será utilizada em muitos momentos do dia-a-dia por muitos.