Pesquisadores encontram evidência de água líquida em Marte - Aventuras no Conhecimento

Últimas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Pesquisadores encontram evidência de água líquida em Marte

Os resultados, publicados pela Science, foram apresentados em uma coletiva de imprensa conjunta na sede da Agência Espacial Italiana.

Água em Marte: líquida e salgada. Estes são os primeiros resultados da pesquisa do radar italiano MARSIS (Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionosphere Sounding) que está a bordo da sonda europeia Mars Express, a pesquisa foi publicada na revista Science.

Na publicação, os pesquisadores apresentaram pela primeira vez evidências de que sob a superfície de Marte há água líquida. 
Os dados do MARSIS indicam que a água é provavelmente salgada pois, devido a profundidade onde ela foi encontrada, de 1,5 km, e a temperatura abaixo de 0° C, os sais podem ser um dos fatores do anticongelamento. 

Os sais, que são provavelmente semelhantes àqueles encontrados pela sonda Phoenix da NASA no gelo da zona circumpolar do norte, atuam como "anticongelante", ajudando a manter a água em estado líquido. Água, sais, rochas e proteção contra radiação cósmica são ingredientes que também podem fazer você pensar em um nicho biológico. Os pesquisadores estão convencidos de que pode haver outras áreas com condições favoráveis ​​à presença de água em uma certa profundidade em Marte e agora, tendo desenvolvido o método de análise, eles poderão continuar a investigar.