NASA faz tour pela Lua em vídeo em 4K - Aventuras no Conhecimento

Últimas

terça-feira, 10 de abril de 2018

NASA faz tour pela Lua em vídeo em 4K


No outono de 2011, a missão Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) lançou seu Tour of the Moon original, uma animação de cinco minutos que leva o espectador a um tour virtual de nosso vizinho mais próximo no espaço. Seis anos depois, a turnê foi recriada com uma resolução 4K de tirar o fôlego, usando o mesmo caminho da câmera e o desenho do vasto e expandido conjunto de dados coletados pela LRO nos anos seguintes.

O passeio visita vários locais interessantes escolhidos para ilustrar uma variedade de características do terreno lunar. Alguns estão no lado mais próximo e são familiares para observadores profissionais e amadores na Terra, enquanto outros só podem ser vistos claramente do espaço. Alguns são grandes e antigos (Orientale, Polo Sul-Aitken), outros são menores e mais jovens (Tycho, Aristarchus). Áreas constantemente sombreadas próximas aos pólos são difíceis de serem fotografadas, mas mais fáceis de serem medidas com altimetria, enquanto vários dos locais de pouso da Apollo, todos relativamente próximos do equador, foram fotografados em resoluções de até 25 centímetros por pixel.

O novo passeio destaca a composição mineral do planalto de Aristarchus, a evidência do gelo de água superficial em certos pontos próximos ao pólo sul e o mapeamento da gravidade dentro e ao redor da bacia Orientale.