Conheça o maior invertebrado do Mundo. - Aventuras no Conhecimento

Últimas

terça-feira, 10 de abril de 2018

Conheça o maior invertebrado do Mundo.

A Lula Colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) é a maior espécie de lula que existe geralmente, com indivíduos representante da espécie podendo atingir 15 metros. Mas o título de maior invertebrado do mundo é de uma outra espécie de lula: a Lula Gigante (Architeuthis dux).
Representação artística da Lula Gigante

Normalmente encontramos Lulas Gigantes com até 13 metros de comprimento, mas em 30 de setembro de 2004 foi encontrada no Japão um indivíduo adulto ainda vivo de 18m pesando 900 kg.

Este animal vive no leito do oceano atingindo profundidade de quase 900m e por esse motivo e a grande dificuldade em encontrá-la, foi considerada um mito.

Lula Gigante jovem.

Esta espécie apresenta um surpreendente par de olhos de 25 cm de diâmetro (imagine um prato de jantar), são os maiores olhos entre os vertebrados. Estes olhos garantes que a Lula Gigante detecte sinais pequenos de luz nas profundezas do oceano auxiliando em sua sobrevivência.

Olho de Lula Gigante - estrutura garante uma visão eficiente nas profundezas do oceano.

Assim como outras espécies de Lula, produz um tintura negra que serve para despistar os predadores em caso de ataque. Seu pior inimigo é a Baleia Cachalote, maior animal com dentes que existe. Mas isso é assunto pra outro texto...

Representação de ataque e defesa entre Lula Gigante e Baleia Cachalote adultos.

Por Carla Reis
Bióloga e Fotógrafa