Hubble descobre a estrela mais distante já observada

Uma enorme estrela azul apelidada de Icarus é a estrela mais distante já observada até hoje.

Astrônomos, usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, conseguiram identificar essa estrela distante e estabelecer um novo recorde de distância. Eles também usaram Icarus para testar uma teoria da matéria escura e investigar a constituição de um aglomerado de galáxias em primeiro plano.

A estrela, abrigada em uma galáxia espiral muito distante, está tão distante que sua luz levou 9 bilhões de anos para chegar à Terra :-o

Icarus, cujo nome oficial é MACS J1149 + 2223 Lensed Star 1, só foi possível ser observada porque está sendo ampliada pela gravidade de um aglomerado de galáxias em massa, localizado a cerca de 5 bilhões de anos-luz da Terra.

Chamado de MACS J1149 + 2223, esse cluster, mostrado à esquerda, fica entre a Terra e a galáxia que contém a Icarus. Os painéis à direita mostram a vista em 2011, sem Icarus visível, comparado com o brilho da estrela em 2016.
Créditos: NASA, ESA e P. Kelly (University of Minnesota)

A descoberta de Icarus através de lentes gravitacionais deu início a uma nova maneira de os astrônomos estudarem estrelas em galáxias distantes. Essas observações fornecem uma visão rara e detalhada de como as estrelas evoluem, especialmente as estrelas mais luminosas.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial da NASA.