sábado, 11 de abril de 2015

Vive num abacaxi e mora no mar...


Em 1999 foi criada a animação "Bob Esponja - calça quadrada", por Stepher Hillengurg, desenhista e cientista marinho americano. Após anos de sucesso entre crianças, adolescentes e adultos, em janeiro de 2015 foi lançado o longa metragem "Bob Esponja - Um herói fora d'água".

Você conhece os animais representados neste desenho animado ?

PATRICK ESTRELA – Estrela-do-mar


Pertencente ao Filo Echinodermata, têm o corpo dividido em duas partes: disco-central e braços; este último oferece à espécie, a possibilidade de locomoção. É um grande predador carnívoro e alimenta-se de moluscos e esponjas (logo, a amizade com o Bob Esponja não seria possível na vida real).
As estrelas do mar tem como característica interessante o fato que que é capaz de regenerar-se perfeitamente.

BOB ESPONJA – Esponja-do-mar


Animais multicelulares do Filo Porífera. São animais de estrutura muito simples – não possuem Sistema Nervoso, órgãos nem músculos.
Sabe-se que existem atualmente mais de 15 mil tipos de espécies (de cores variáveis).
São sésseis – não se movem – talvez por isso o fato do personagem nunca conseguir tirar habilitação para dirigir.

SENHOR SIRIGUEJO – Caranguejo (e não um siri)



Caranguejos são crustáceos, do Filo Artrhopoda (Artrópodes). São animais resistentes pois seu corpo é recoberto com uma carapaça.
Encontrados no mundo inteiro em região litorânea, algumas espécies encontram-se em mangue.
Se alimentam de peixes e outros animais mortos e possuem dois olhos na extremidade da cabeça (como o próprio personagem da animação).

LULA MOLUSCO – Polvo (e não uma lula)



Pois é, o Lula Molusco não é uma Lula. De verdadeiro em seu nome só há o termo Molusco, que é o Filo ao qual o polvo pertence.
Possuem oito braços com ventosas (e não 6 como sempre vistos na animação), sem carapaças nem esqueletos. São todos predadores e se alimentam de peixes, crustáceos e outros invertebrados.

Algumas espécies de polvo têm a capacidade de mudar de cor durante a caça ou alguma perseguição. A espécie enxerga muito bem debaixo d’água e tem facilidade em aprender comportamentos novos, o que o faz ser considerado o mais inteligente de todos os animais invertebrados do planeta – isso explica por que o Lula Molusco é um personagem tão intelectual.


Prof. Carla Reis
Bióloga e administradora do site Aventuras no Conhecimento