quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O que é um teste de QI? Saiba mais e faça o seu

  (Foto: flickr/creative commons/ cybrarian77)

Você já parou para pensar sobre o que significa um teste de QI (Quociente de Inteligência)? Seriam simplesmente números que nos dizem se somos gênios ou não?

Os testes foram inspirados em um exame criado pelo francês Alfred Binet, em 1900. A ideia do QI, originalmente, não era a de identificar gênios, mas procurar crianças que precisavam de ajuda na escola. O método original se baseava em separar as notas por “grupos de idade”: quem tirava uma nota respectiva à idade de crianças mais velhas era considerado um destaque. Caso a nota fosse inferior à média, o aluno recebia ajuda especial.

Mas o teste que conhecemos hoje possui uma estrutura mais complexa. O gráfico dos resultados ficou mundialmente conhecido como “Bell Curve” (ou a Curva do Sino), que mostra que as notas mais baixas são tão raras quanto as mais altas. Caso a nota não passe dos 70, é considerado muito baixo; já caso ultrapasse os 121 pontos receberá o título de “muito inteligente”.

Testes medem a sua inteligência? (Foto: Reprodução)
Testes medem a sua inteligência?

Entretanto, esse tipo de sistema tem incomodado muitos especialistas. Defendendo a ideia de que medir a inteligência de alguém não é tão simples assim, cientistas da Universidade de Ontário decidiram realizar uma pesquisa. Publicada no ano de 2013, na revista Neuron, o estudo liderado por Adam Hampshire mostrou “como os testes de QI podem ser uma simplificação enorme”.

Mobilizando, via internet, o maior teste de QI já realizado – atingindo cerca de 100 mil pessoas –, Hampshire e sua equipe chegaram a certas conclusões esclarecedoras e capazes de contestar o real valor da nota de cada indivíduo.

O teste mostrou que os resultados podem variar de acordo com alguns fatores: memória de curto prazo, raciocínio rápido e componente verbal. Além disso, alguns dos participantes toparam realizar o questionário enquanto passavam por uma ressonância magnética. Isso mostrou que não existe um fator único da inteligência, consequentemente quebrando toda a premissa dos testes de QI.

Por exemplo, segundo o estudo, pessoas acostumadas a jogar games tiveram os melhores resultados. Já pessoas mais velhas e fumantes não conseguiram atingir grandes notas por falhas na memória de curto prazo. Para o criador da pesquisa, há mais a ser analisado, como finalizou: “Capturar o intelecto humano com precisão requer um conjunto de testes mais detalhados e que experimentem uma ampla gama de possibilidades”.

Mas independente disso – e como sabemos que as pessoas adoram notas –, decidimos listar uma série de sites online gratuitos que possuem o teste de QI para ser feito imediatamente. Não se esqueça de que provavelmente o valor não dirá tanto assim sobre sua inteligência, mas vale para saciar a curiosidade.  E será que diferentes plataformas oferecem resultados distintos? Faça os testes:

Veja aqui:

- Veja qual é a sua nota no Interney

- No IQTest, está em inglês.

Portal super prático e fácil de compreender! 

- No Meus Jogos Online também tem. 

- Não deixe de testar também o Educa Mais

Fonte: Galileu.