Cientistas extraem vírus de 15.000 anos da geleira tibetana

Amostras de gelo de uma geleira tibetana produziram uma coleção de vírus e outros micróbios com quase 15.000 anos de idade.

Uma equipe de microbiologistas estudando o gelo da geleira no Tibete encontrou 33 vírus diferentes que datam do Pleistoceno nas amostras de núcleo coletadas. Eles suspeitam que as comunidades virais podem ter estado ativas nas superfícies das geleiras antes de serem congeladas e que algumas podem estar ativas mesmo dentro dos núcleos de gelo.

A geleira em questão é conhecida como calota de gelo Guliya e os pesquisadores coletaram seus núcleos de gelo de seu cume de 22.000 pés em 2015. Estudos anteriores em busca de comunidades microbianas antigas no gelo foram contaminados pela mesma razão que os micróbios podem ser encontrados no gelo: eles estão por toda parte.

O estudo, publicado na revista Microbiome, usou uma nova técnica para evitar a contaminação que envolve a remoção da camada externa de gelo de cada núcleo e, em seguida, banhá-lo em uma mistura de álcool isopropílico e água para esterilizar a superfície.

Na época da pandemia do coronavírus, a frase “vírus antigo” poderia, justificadamente, deixar as pessoas desconfortáveis, mas os pesquisadores dizem que as pessoas não deveriam se preocupar com seus experimentos.

Mas a mudança climática está derretendo geleiras e derretendo o permafrost, que tem o potencial de liberar vírus ativos que não circulam na Terra há milhares de anos. Alguns pesquisadores sugerem que isso representa a possibilidade real e perigosa de que um desses patógenos descongelados possa infectar humanos e causar danos.

No entanto, os vírus descritos neste artigo, bem como em pesquisas anteriores, foram desenvolvidos para infectar bactérias e amebas, em vez de hospedeiros maiores, como os humanos. Além disso, os vírus descobertos nos núcleos de gelo tibetanos precisariam ser adaptados para sobreviver em temperaturas extremamente frias, o que limitaria severamente sua capacidade de se espalhar para novos locais do planeta.

Ao estudar esses micróbios milenares, os pesquisadores esperam compreender melhor o ritmo da evolução viral e compreender melhor as comunidades microbianas do passado.