Astrônomo amador descobre nova lua orbitando Júpiter

2003 Feb 24 (discovery images) Credit: S. S. Sheppard/CFHT/CADC

O astrônomo amador Kai Ly está em uma boa fase. Eles redescobriram quatro luas de Júpiter “perdidas” no ano passado. Agora, Ly localizou uma lua até então desconhecida orbitando o maior planeta do nosso sistema solar.

“Tenho orgulho de dizer que esta é a primeira lua planetária descoberta por um astrônomo amador!” escreveu Ly em 30 de junho numa mensagem na Minor Planet Mailing List (MPML), uma comunidade online dos principais astrônomos amadores do mundo.

Usando imagens de telescópios antigos, Ly foi capaz de localizar o satélite sem nome orbitando Júpiter, que está a cerca de 385 milhões de milhas da Terra. O planeta distante tem pelo menos 79 luas - agora 80 - algumas tão pequenas e indistintas que só podem ser detectadas por um grande telescópio um mês por ano. (Ly postou seus dados visuais no Imgur.)

Para localizar este satélite, Ly vasculhou imagens tiradas pelo Telescópio Canadá-França-Havaí em 2003, relata Jeff Hecht da Sky & Telescope . Este conjunto de dados foi o mesmo que eles usaram para encontrar as quatro luas “perdidas” no ano passado. Os satélites quase imperceptíveis desapareceram de vista até que Ly foi capaz de refazer suas trajetórias e identificá-los nas imagens.

O astrônomo amador encontrou as luas ausentes no aglomerado de Carme, um grupo de 22 rochas espaciais com órbitas semelhantes, relatou Doris Elin Urrutia na Space.com. Com um raio médio de 14 milhas, Carme é o maior desses satélites, que os cientistas da NASA suspeitam ser um asteróide que se partiu em partes menores.

Este grupo também é onde a nova lua foi encontrada. (A descoberta foi submetida a revistas científicas, mas ainda não foi publicada.) Ly ​​observou um objeto originalmente avistado pela NASA em 2003 e pensou que fosse um satélite. Ly calculou seu arco de 22 dias usando dados de outro observatório, o Telescópio Subaru, para verificar se o objeto era de fato uma lua orbitando Júpiter, relatou Aubrey Clarke para o The Science Times.

A descoberta de Ly foi possível porque os observatórios postam dados online para que todos possam ver e usar, o principal obstáculo é saber o que você está fazendo e ter tolerância para examinar os dados por horas antes de descobrir algo que valha a pena.