Curiosity da NASA tira uma nova selfie antes de bater um recorde
O rover Curiosity Mars da NASA estabeleceu recentemente um recorde para o terreno mais íngreme já escalado, alcançando o " Greenheugh Pediment", uma larga superfície rochosa que fica no topo de uma colina. E antes de fazer isso, o veículo espacial tirou uma selfie, capturando a cena logo abaixo de Greenheugh.
Na frente do veículo espacial está um buraco que ele perfurou enquanto fazia experiências num alvo rochoso chamado "Hutton". A selfie inteira é um panorama de 360 graus costurado a partir de 86 imagens transmitidas para a Terra. A selfie captura o veículo a cerca de 3,4 metros abaixo do ponto em que subiu na parte em ruínas.
Curiosity finalmente chegou ao topo da encosta em 6 de março (o 2.696º dia marciano, ou sol, da missão). Foram necessárias três unidades para escalar a colina, a segunda inclinando o rover 31 graus - o máximo que o rover já inclinou em Marte e apenas a menos do recorde de inclinação de 32 graus do rover Opportunity, agora inativo, estabelecido em 2016. a selfie em 26 de fevereiro de 2020 (Sol 2687).
Desde 2014, o Curiosity vem escalando o Monte Sharp, uma montanha de 5 quilômetros de altura no centro da Cratera Gale. Os operadores da Rover no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no sul da Califórnia, mapeiam cuidadosamente cada unidade para garantir que o Curiosity esteja seguro. O veículo espacial nunca corre o risco de se inclinar tanto que pode virar - o sistema de rodas de bogie do Curiosity permite inclinar-se até 45 graus com segurança - mas as movimentações íngremes fazem com que as rodas girem no lugar.