Últimas

10 Museus ao redor do mundo que você pode visitar virtualmente

Em meio à pandemia do COVID-19, museus e instituições culturais de todo o mundo estão fechando suas portas ao público. Mas, embora os visitantes não possam mais percorrer os corredores dessas instituições, ferramentas virtuais e experiências on-line significam que qualquer pessoa com conexão à Internet pode navegar em coleções de classe mundial em casa.

Para aqueles que buscam inspiração em viagens de poltrona, veja abaixo uma lista de dez museus que encontraram novas maneiras de cumprir sua missão crítica de cultivar a criatividade e disseminar o conhecimento.

O Museu Nacional Thyssen-Bornemisza (Madri - Espanha)


Sede da segunda maior coleção particular de arte do mundo, o Museu Nacional Thyssen-Bornemisza possui obras de gigantes de praticamente todos os movimentos artísticos - para citar apenas alguns, Jan van Eyck, Titian, Caravaggio, Rembrandt, Picasso e Dalí. Para destacar esses tesouros artísticos, o museu de Madri oferece uma variedade de recursos multimídia. Os usuários podem fazer um tour virtual por todo o edifício (ou um tour temático que cobre tópicos como comida, sustentabilidade, moda e até “amor inclusivo”); procurar exposições atuais e fechadas; e assista a vídeos dos bastidores, com entrevistas, palestras e estudos técnicos.

Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea (Seul, Coréia do Sul)


Comprometido em oferecer uma experiência culturalmente gratificante desde a abertura de suas portas em 2013, o Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Seul (MMCA) estabeleceu-se como uma plataforma cultural proeminente e líder na arte coreana. Em colaboração com o Google Arts and Culture, o MMCA agora oferece um tour virtual por suas coleções. Essa experiência leva os visitantes a seis andares de arte moderna e contemporânea da Coréia e de todo o mundo. Aqueles que procuram uma explicação educacional podem acompanhar, sintonizando os passeios gravados liderados por curadores.

Casa de Anne Frank (Amsterdã, Holanda)


A Casa de Anne Frank, criada em cooperação com o pai do famoso diarista, Otto, em 1957, esforça-se para informar o público através de programas educacionais e passeios pelo prédio onde a adolescente e sua família se esconderam durante a Segunda Guerra Mundial. Para aprofundar a história detalhada no diário de Frank, os visitantes podem assistir a vídeos on-line sobre sua vida; explorar virtualmente o anexo secreto; olhe em volta da casa onde ela morava antes de se esconder; e veja a exposição de artes e cultura do Google "Anne Frank: sua vida, seu diário, seu legado".

Museus do Vaticano (Itália)


Com cerca de 70.000 obras de arte e artefatos que abrangem séculos, continentes e mídias, os Museus do Vaticano de 5,5 hectares estão entre as melhores instituições culturais da Itália. Visitantes virtuais podem visitar sete seções diferentes do imenso complexo, desfrutando de uma vista de 360 graus sobre a Capela Sistina, talvez melhor conhecido por teto de Michelangelo e Juízo Final fresco; Raphael's Rooms, onde reside a Escola de Atenas do artista renascentista; e locais menos conhecidos, mas igualmente suntuosos, como o Museu Pio Clementino, a Capela Niccoline e a Sala dos Chiaroscuri.

Museu Solomon R. Guggenheim (Manhattan - USA)


"Desde a sua fundação, o Museu Solomon R. Guggenheim mantém uma crença nos poderes transformadores da arte", diz o site do museu de Manhattan. "Em tempos incertos como esses, a arte pode fornecer consolo e inspiração."

Em um aceno a essa missão, o Guggenheim, um centro cultural e instituição educacional dedicada à arte moderna e contemporânea, abriu suas coleções para visitantes on-line. O próprio edifício, projetado por Frank Lloyd Wright, é uma obra-prima arquitetônica; o público pode ouvir um guia de áudio de sua história ou percorrer seus corredores em espiral por meio de um tour virtual do Google Arts and Culture. Para aqueles que querem mergulhar mais fundo nas coleções do museu, o banco de dados on-line do Guggenheim apresenta cerca de 1.700 obras de arte de mais de 625 artistas.

Galeria Nacional de Londres (Reino Unido)


Faça um tour virtual de 18 galeria quartos, desfrutar de uma vista panorâmica das salas do museu e clique através de uma vasta coleção de obras de arte usando a Galeria Nacional de ferramentas virtuais. Sediado em Londres, este museu abriga mais de 2.300 obras que refletem a tradição da Europa Ocidental entre os séculos XIII e XIX. Destaques coleção incluem de Vincent van Gogh Girassóis e de JMW Turner O Temeraire de combate .

Centros de Pesquisa da NASA (USA)


Para aqueles fascinados pela exploração espacial, a NASA oferece aos visitantes on-line a chance de dar uma olhada nos bastidores de suas instalações. Os visitantes podem fazer visitas virtuais aos centros de pesquisa da organização, onde a tecnologia aeronáutica é desenvolvida e testada, e aprender mais sobre as funções de diferentes instalações. O tour on-line do Langley Research Center, em Hampton, Virgínia, abrange 16 locais, incluindo o Flight Research Hangar e o Katherine Johnson Computational Research Facility. O tour virtual do Centro de Pesquisas Glenn, em Ohio, por sua vez, leva os visitantes no interior de instalações, como o Túnel Supersonic Vento, onde o vôo de alta velocidade é pesquisado, e o Mecanismo de Zero Gravity Research, onde a pesquisa de microgravidade é conduzida.

Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México


Lar da maior coleção de arte mexicana antiga do mundo, além de uma extensa coleção de objetos etnográficos, o Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México preserva o legado indígena do país e celebra sua herança cultural. Em colaboração com o Google Arts and Culture, o museu disponibilizou cerca de 140 itens para os visitantes on-line explorarem em suas casas. Entre os objetos disponíveis para visualização estão a famosa pedra do sol do calendário asteca e a impressionante máscara mortuária de jade do antigo rei maia Pakal, o Grande.

Museu De Young de São Francisco (USA)


Um dos museus de belas artes de São Francisco, o novo edifício revestido de cobre do Museu Young no Golden Gate Park combina arte com arquitetura. A coleção apresenta uma variedade inestimável de arte americana que data dos séculos XVII ao XXI, além de artefatos da África e Oceania, arte moderna e contemporânea, figurinos e têxteis. Por meio do Google Arts and Culture, o de Young oferece 11 exposições, incluindo "Cult of the Machine" e "Ruth Asawa: Uma vida profissional".

Museu do Louvre


Instalado em uma grande fortaleza ao longo das margens do Rio Sena, em Paris, o Louvre regularmente lidera o ranking dos museus mais visitados do mundo, com milhões de visitantes reunindo-se em seus salões em busca da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a Vênus de Milo e outras obras de arte reconhecíveis instantaneamente. As excursões virtuais oferecidas pelo Louvre incluem um passo a passo da ala de antiguidades egípcias e uma vista do fosso do museu, construído em 1190 para proteger Paris dos invasores.