Astrônomos divulgam imagens sem precedentes do Sol

As primeiras imagens do Sol tiradas pelo Telescópio Solar Daniel K. Inouye, da National Science Foundation, revelam detalhes sem precedentes da superfície do sol e visualizam os produtos de classe mundial provenientes deste preeminente telescópio solar de 4 metros. O Telescópio Solar Inouye da NSF, no cume de Haleakala, Maui, no Havaí, permitirá uma nova era da ciência solar e um salto à frente na compreensão do sol e de seus impactos em nosso planeta.

A atividade solar, conhecida como clima espacial, pode afetar os sistemas da Terra. Erupções magnéticas no sol podem afetar as viagens aéreas, interromper as comunicações via satélite e derrubar as redes de energia, causando apagões duradouros e tecnologias incapacitantes, como o GPS.

As primeiras imagens mostram uma visão aproximada da superfície do sol, o que pode fornecer detalhes importantes para os cientistas. As imagens mostram um padrão de plasma turbulento de "ebulição" que cobre todo o sol. As estruturas semelhantes a células - cada uma do tamanho do Texas (USA) - são a assinatura de movimentos violentos que transportam o calor do interior do sol para a superfície. Esse plasma solar quente sobe nos centros brilhantes das "células", esfria e depois afunda abaixo da superfície em pistas escuras, em um processo conhecido como convecção.

O sol é a nossa estrela mais próxima - um reator nuclear gigantesco que queima cerca de 5 milhões de toneladas de combustível de hidrogênio a cada segundo. Faz isso há cerca de 5 bilhões de anos e continuará pelos outros 4,5 bilhões de anos de sua vida. Toda essa energia irradia para o espaço em todas as direções, e a pequena fração que atinge a Terra torna a vida possível. Na década de 1950, os cientistas descobriram que um vento solar sopra do sol para as bordas do sistema solar. Eles também concluíram pela primeira vez que vivemos dentro da atmosfera desta estrela. Mas muitos dos processos mais vitais do sol continuam a confundir os cientistas.