Pesquisadores revelam em vídeo como as moscas pousam de cabeça para baixo

Não é incomum ver uma mosca fazer um pouso sem esforço no teto e de cabeça para baixo, e a maneira como isso ocorre ainda não havia sido explicado por cientistas.

Até mesmo os drones modernos não podem competir com os sofisticados truques de uma mosca para pousar de ponta cabeça, claro que são capazes de fazer grandes acrobacias, mas não pousar de ponta cabeça em um teto qualquer. Agora, um novo estudo oferece a exploração mais abrangente de pousos de moscas até o momento, revelando manobras ágeis que poderiam um dia levar novos instrumentos robóticos a imitar as habilidades acrobáticas do inseto.

Em uma tentativa de construir máquinas que pudessem imitar movimentos de insetos, Bo Cheng, engenheiro mecânico da Universidade Estadual da Pensilvânia, na State College, começou vasculhando 50 anos de literatura científica para estudos que envolviam pousos com moscas. Ele ficou surpreso que uma ocorrência tão comum fosse tão pouco documentada. Então ele percebeu o porquê: os movimentos rápidos das moscas durante o pouso não são fáceis de observar.

Assim, Cheng e seus colegas usaram vídeo de alta velocidade para capturar e analisar mais de 20 moscas de borboleta azul (Calliphora vomitoria), conhecidas por suas manobras requintadas, colocando seus desembarques invertidos em uma câmara de voo, como pode ser observado no vídeo abaixo. As moscas pousaram de maneiras versáteis. Alguns prenderam o patamar primeiro plantando as pernas dianteiras na superfície, depois balançando seus corpos no lugar, semelhante a um giro para trás. Outros desembarques pareciam mais rolos de barril. Depois de gravar 18 pousos perfeitos, a equipe descobriu que as moscas dependem principalmente de pistas visuais para fazer essas manobras. Quando uma mosca vê que está prestes a colidir com um teto, por exemplo, deve decidir em 50 milissegundos como virar de cabeça para baixo e agarrar o teto com os pés.

Mas até moscas ágeis cometem erros: o estudo também descreve 15 aterrissagens fracassadas, que revelam que os insetos precisam se mover em uma amplitude de movimento específica em menos do que o piscar de um olho humano para alcançar uma aterrissagem perfeita e evitar colidir com o teto.

As moscas "são apenas um ponto de partida" para explorar como eles e outros insetos voadores - de mosquitos a abelhas - controlam suas manobras complicadas, diz o co-autor Sanjay Sane, biólogo integrador do Centro Nacional de Ciências Biológicas em Bengaluru, na Índia. Mais estudos desse tipo ajudarão os cientistas a começar a identificar as manobras de voo compartilhadas mais importantes entre as espécies, diz ele. E, assim que os cientistas souberem mais sobre os processos que controlam o desembarque de moscas, acrescenta Cheng, eles poderão descobrir como criar robôs que imitam os cilindros das moscas e outros feitos de moscas. "Assim como as crianças imitam seus pais, podemos deixar a mosca ensinar um robô."