Hubble, da NASA, observa o 1º cometa interestelar confirmado

Este é um timelapse que comprime as observações do telescópio espacial Hubble do cometa 2I / Borisov, abrangendo um período de sete horas. Créditos: NASA, ESA e J. DePasquale (STScI)

O Telescópio Espacial Hubble da NASA deu aos astrônomos sua melhor visão até agora de um visitante interestelar, o cometa 2I / Borisov, cuja velocidade e trajetória indicam que ele veio de além do nosso sistema solar.

Hubble fotografou o cometa a uma distância de 260 milhões de milhas da Terra. O cometa está caindo além do Sol e fará sua aproximação mais próxima ao Sol em 7 de dezembro de 2019, quando estará duas vezes mais longe do Sol que a Terra.

A imagem abaixo tirada pela Hubble em 12 de outubro de 2019 é a visão mais nítida do cometa até hoje. O Hubble revela uma concentração central de poeira ao redor do núcleo (que é muito pequeno para ser visto).

O cometa 2I / Borisov é apenas o segundo objeto interestelar conhecido por ter passado pelo sistema solar. Em 2017, o primeiro visitante interestelar identificado, um objeto oficialmente chamado 'Oumuamua, girou a 40 milhões de quilômetros do Sol antes de sair do sistema solar. "Enquanto 'Oumuamua parecia uma rocha, Borisov é realmente ativo, mais como um cometa normal. É um quebra-cabeça porque esses dois são tão diferentes", disse David Jewitt, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), líder do Equipe do Hubble que observou o cometa.

O cometa segue um caminho hiperbólico ao redor do Sol e atualmente está disparando a uma velocidade extraordinária de 160.000 quilômetros por hora. "Está viajando tão rápido que quase não se importa que o Sol esteja lá", disse Jewitt.

Em meados de 2020, o cometa ultrapassará a distância de 500 milhões de milhas de Júpiter, retornando ao espaço interestelar, onde flutuará por incontáveis ​​milhões de anos antes de se aproximar de outro sistema estelar.

Como o segundo objeto interestelar conhecido encontrado para entrar em nosso sistema solar, o cometa fornece pistas valiosas sobre a composição química, a estrutura e as características de poeira dos blocos de construção planetários presumivelmente forjados em um sistema estelar alienígena há muito tempo e muito longe.

Borisov e 'Oumuamua são apenas o começo das descobertas de objetos interestelares que fazem uma breve visita ao nosso sistema solar, afirmam pesquisadores. De acordo com um estudo, existem milhares de intrusos aqui a qualquer momento, embora a maioria seja fraca demais para ser detectada com os telescópios atuais.

Observações do Hubble e de outros telescópios mostraram que anéis e conchas de detritos gelados cercam jovens estrelas onde a formação do planeta está em andamento. Um "jogo de pinball" gravitacional entre esses corpos ou planetas semelhantes a cometas que orbitam outras estrelas pode jogá-las profundamente no espaço, onde ficam à deriva entre as estrelas.

As futuras observações do Hubble de 2I / Borisov estão planejadas para janeiro de 2020, com mais propostas.