Últimas

Batalha entre raposa e roedor é a melhor foto da vida selvagem de 2019

Uma raposa surpreende a marmota, prestes a começar uma briga que resultará na morte do roedor. Créditos: Yongqing Bao

"Isso é natureza", diz Yongqing Bao, cuja imagem impressionante acima rendeu a ele o prêmio máximo no concurso de 2019 Wildlife Photographer of the Year competition (WPY), que premia as melhores fotos de Vida Selvagem em diversas categorias.

Iniciado em 1964, o concurso é agora organizado pelo Museu de História Natural de Londres. A competição tem os melhores fotógrafos do mundo capturando momentos únicos e impressionantes da vida selvagem.

Veja abaixo outras imagens vencedoras:

Lula capturada no estreito de Lembeh, perto de North Sulawesi, na Indonésia. Créditos: Cruz Erdmann

O vencedor do grande prêmio júnior deste ano é Cruz Erdmann por sua imagem noturna de uma lula de recife no estreito de Lembeh, perto de North Sulawesi, na Indonésia. Cruz havia entrado na categoria de 11 a 14 anos.

Terra da águia, Noruega Créditos: Audun Rikardsen

Vencedor 2019, Comportamento: Pássaros. Essa foto levou a Audun três anos para ser alcançada. Ele colocou cuidadosamente um galho de árvore velho em uma posição em que as águias douradas entrariam em terra. Uma câmera e um flash disparariam assim que um pássaro pousasse.

A conversa, Alemanha. Créditos: Stefan Christmann

Vencedor 2019, Prêmio de Portfólio de Fotógrafo da Vida Selvagem do Ano. O mais difícil dos mais difíceis. Mais de 5.000 pinguins-imperador se reúnem em sua formação clássica de huddle para derrotar o vento e o frio do inverno no gelo marinho em frente à plataforma de gelo Ekström, na Antártida Oriental. São pássaros machos que incubam ovos a seus pés. As fêmeas foram ao mar para forragear.

O pacote de ratos, Reino Unido. Créditos: Charlie Hamilton James

Vencedor 2019, Vida Selvagem Urbana. Charlie estava em uma missão para a National Geographic, para fotografar os ratos do mundo. Este grupo ele encontrou no distrito de Wall Street, em Manhattan, Nova York.

Os roedores viviam sob uma grade que cercava a base de uma árvore. À noite, eles corriam para as latas de lixo do lado de fora de um hotel para alimentar. Charlie configurou sua câmera e disparou o obturador com um gatilho remoto a alguns metros de distância.

O exército arquitetônico de Daniel Kronauer, EUA

Vencedor 2019, Comportamento: Invertebrados. Esse exército de formigas na Costa Rica não constroem um ninho na terra ou em uma velha árvore. Em vez disso, eles constroem isso a partir de seus próprios corpos, pendurados em galhos em correntes entrelaçadas. No interior, existem passagens e câmaras onde eles protegem sua rainha e nutrem seus filhotes.

Exposição à neve, EUA. Créditos: Max Waugh

Vencedor 2019, preto e branco. Nenhum WPY está completo sem uma boa imagem "whiteout". Este de um bisonte foi capturado no Parque Nacional de Yellowstone. O bisonte quer atingir as ervas e os juncos enterrados e, assim, faz um buraco escovando o rosto de um lado para o outro.

Nômades do platô de neve, China. Créditos: Shangzhen Fan

Vencedor 2019, Animais em seu ambiente. Um pequeno rebanho de chiru macho é visto cruzando uma encosta coberta de neve no deserto de Kumukuli, na Reserva Natural Nacional Altun Shan da China. Esses antílopes vivem em altitudes de até 5.500 m, onde as temperaturas podem cair para -40°C. O fotógrafo tirou essa imagem de um quilômetro de distância. Na mesma sequência, ele viu dois ursos se movendo através de uma cordilheira.

Essa e outras fotografias podem ser acessadas diretamente no site oficial do concurso clicando no link abaixo:
https://www.nhm.ac.uk/visit/wpy/competition.html