terça-feira, 16 de julho de 2019

Livro colorido mais antigo do mundo está disponível na internet


Considerado um dos livros ilustrados historicamente e artisticamente mais importantes da arte de xilogravura chinesa do século XVII: “Coleção de Caligrafia e Quadros do Ten Bamboo Studio”, uma edição rara que foi adquirida em 2014 pela Biblioteca, Coleções de Arte e Jardins Botânicos de Huntington em San Marino, agora está disponível online para visualização (clique aqui).

Publicado em 1633 pelo notável artista e gravurista Hu Zhengyan 胡正言 (1584-1674), as impressões apresentadas no livro refletem elementos tipicamente associados a jardins chineses: orquídeas e outras flores, bambu, frutas, pássaros e caligrafia.

O Huntington anunciou recentemente que a obra será vista pela primeira vez em 17 de setembro como parte da exposição “Jardins, Arte e Comércio em Gravuras Chinesas de Woodblock”. Quarenta e oito exemplos de xilogravuras feitas do século XVI ao século XIX. séculos são emprestados da Biblioteca Nacional da China em Pequim, da Biblioteca de Nanjing, do Museu de Xangai e de outras 14 instituições e coleções particulares.