quarta-feira, 24 de abril de 2019

NASA detecta pela primeira vez provável terremoto em Marte

Sismógrafo da InSight na superfície de Marte. Crédito de imagem: NASA / JPL-Caltech

O módulo Mars InSight da NASA mediu e registrou pela primeira vez um provável "marsquake".

O fraco sinal sísmico, detectado pelo instrumento Sísmico de Experimentação para Estrutura Interior (SEIS), foi registrado em 6 de abril, o dia marciano de 128º. Este é o primeiro tremor registrado que parece ter vindo de dentro do planeta, em oposição aos causados por forças acima da superfície, como pelo vento. Os cientistas ainda estão examinando os dados para determinar a causa exata do sinal.

O novo evento sísmico era pequeno demais para fornecer dados sólidos sobre o interior marciano, que é um dos principais objetivos da InSight. A superfície marciana é extremamente silenciosa, permitindo que o SEIS, o sismômetro especialmente projetado da InSight, capte tremores sensíveis, em contraste, a superfície da Terra fica tremendo constantemente devido ao ruído sísmico criado pelos oceanos e clima.

O sismômetro da InSight, módulo pousou na superfície do planeta em 19 de dezembro de 2018, permitirá aos cientistas coletar diversos dados de Marte. Ao estudar o interior profundo de Marte, eles esperam aprender como outros mundos rochosos, incluindo a Terra e a Lua, se formam.

Ouça o áudio deste provável marsquake: 

Para mais informações sobre o InSight, visite: