O que você vê nesta famosa ilusão de ótica poderia revelar quantos anos você tem - Aventuras no Conhecimento

Últimas

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O que você vê nesta famosa ilusão de ótica poderia revelar quantos anos você tem


Você vê uma mulher velha ou uma mulher jovem?

A ilusão de ótica acima apareceu pela primeira vez em um cartão alemão em 1888 e mais tarde foi adaptada pelo cartunista britânico William Ely Hill, que publicou em uma revista de humor em 1915 com o título "Minha esposa e minha sogra".

Agora, cientistas publicaram um novo estudo indicando que a resposta para o que você vê primeiro depende da idade que você tem.

Na pesquisa, realizada com 393 participantes entre 18 e 68 anos, os pesquisadores observaram que quanto mais jovem era a participante, mais jovem ela dizia que a mulher era - e à medida que a idade dos participantes aumentava, também aumentava a idade que davam à mulher na ilusão. Os 10% dos participantes mais jovens estimaram que a idade da mulher era 12 anos mais jovem do que os 10% mais velhos dos participantes. Isso pode ser devido a um "viés de própria idade", de acordo a pesquisa

Nós processamos rostos de idades semelhantes às nossas, de forma mais completa e holística do que as de outras idades, escreveram eles. Além disso, os resultados também poderiam ser em parte devido às práticas socioculturais nos EUA, que tendem a ser menos inclusivas para os idosos, de acordo com os pesquisadores.