Cientistas descobrem fóssil de maior ave do mundo

A maior ave do mundo - uma espécie recém-identificada de pássaro-elefante - pesava tanto quanto um dinossauro quando percorria Madagascar há mais de mil anos, segundo novo estudo publicado na revista Royal Society Open Science.

Este pássaro gigante está extinto agora, mas pesava até 1.760 lbs. (800 quilos), ou cerca de sete avestruzes modernos quando estava vivo. Ele também se destacou em altura, até 9,8 pés (3 metros). E, assim como o avestruz, esse pássaro elefante não podia voar.

Pesquisadores já coletam fósseis de pássaro-elefante (Aepyornithidae) desde meados do século XIX, mas atribuíram erroneamente o novo gigante a outra espécie, conhecida como Aepyornis maximus, disse o pesquisador James Hansford, pesquisador de pós-doutorado da Zoological Society, do Instituto de Zoologia de Londres.

Os paleontólogos estavam tão entusiasmados com a descoberta dos pássaros-elefantes nos anos 1800 e início de 1900 que começaram a nomear espécies de esquerda e direita, muitas vezes a partir de espécimes incompletos .

Para esclarecer as coisas, Hansford usou uma fita métrica e pinças para analisar centenas de ossos de deste animal que foram alojados em museus ao redor do mundo. Alguns desses ossos foram quebrados, então ele criou um programa de computador para preencher as lacunas.

Depois de traçar os tamanhos dos ossos em um programa de computador, Hansford descobriu que esses ossos caíam em grupos distintos, revelando três gêneros e quatro espécies distintas. Ele nomeou a ave recém-descoberta Vorombe titan, cujo nome significa "pássaro grande" em malgaxe. Seu nome de espécie, "titã", é um retrocesso para Aepyornis titan , que um paleontólogo britânico chamado CW Andrews havia usado erroneamente para dublar o pássaro. Mais tarde, foi (novamente) erroneamente classificada como outra espécie de pássaro-elefante, A. maximus .

A espécie de pássaro de elefante recentemente identificada é agora a maior ave já registrada.

V. titan é tão grande, que seu peso médio de 1.430 libras. (650 kg) é comparável ao Europasaurus, um pequeno saurópode (dinossauro de pescoço longo), que pesava cerca de 1.500 libras. (690 kg).

Quando os elefantes herbívoros foram extintos há cerca de mil anos - em grande parte por causa de caçadores humanos - o ecossistema de Madagascar mudou. As plantas que dependiam dos pássaros para comer e dispersar sementes enfrentavam uma batalha assustadora pela sobrevivência.