Astrônomos captam pela primeira vez imagem de um planeta recém nascido - Aventuras no Conhecimento

Últimas

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Astrônomos captam pela primeira vez imagem de um planeta recém nascido

Visualização do Planeta PDS 70b, ponto brilhante a direita da estrela PDS 70 (ofuscada por uma esfera negra) - Imagem ESO

Astrônomos liderados por um grupo do Instituto Max Planck de Astronomia de Heidelberg, na Alemanha, utilizando o Sphere (instrumento caçador de planetas da ESO), capturaram pela primeira vez a imagem de uma formação planetária em torno de uma jovem estrela anã chamada PDS 70.

O jovem planeta, PDS 70b, é visualizado ao longo do disco primordial de gás e poeira que rodeia a estrela. Com os dados obtidos pelos pesquisadores foi possível medir o brilho do Planeta em diversos  comprimentos de onda, sendo possível a partir destes resultados sugerir que a atmosfera do planeta possui nuvens.

PDS 70b localiza-se aproximadamente a 3 bilhões de km de distância de sua estrela central, o que equivale mais ou menos à distância entre Urano e o Sol. A análise mostra que o PDS 70b é um planeta gigante gasoso com uma massa de algumas vezes a massa de Júpiter. A superfície do planeta tem uma temperatura de cerca de 1000º C, o que o torna muito mais quente do que qualquer planeta do nosso Sistema Solar.