O majestoso Baobá - Aventuras no Conhecimento

Últimas

terça-feira, 27 de março de 2018

O majestoso Baobá

Alguma vez na vida você já viu ou ouviu falar do Pequeno Príncipe, personagem do livro de mesmo nome de autoria de Antoine de Saint-Exupéry. Acontece que há uma árvore descrita no livro que não é nada fictícia: apresentamos a vocês, o majestoso Baobá, pertencente ao Gênero Adansonia.

Baobá - árvore que é considerada sagrada na Savana Africana, e por crenças religiosas, não deve ser cortada.

Muito peculiar, seus troncos apresentam formato quase cilíndrico e normalmente atinge a circunferência de 10m, mas os exemplares mais largos podem passar dos 30m. Quando seco, este tronco pode ser utilizado como depósito de água com capacidade de ao menos 6 mil litros e existem pessoas que os transformam em ambientes - bares , lojas e residências - e é extremamente resistente ao fogo.
Residência no Interior de um Baobá na África do Sul.

Em Western Austrália há um tronco que foi utilizado como prisão em 1890 e atualmente é uma atração turística na cidade de Derby.

Prisão no interior de um Baobá está exposta para visitação na Ciadade de Derby, Austrália.

São árvores de vida longa já que podem ultrapassar mais de mil anos com sua altura variando entre 5 e 30m. Originárias de países como Madagascar e Senegal foram trazidas ao Brasil e podemos encontrar alguns exemplares no Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Mato Grosso e Goiás.

Flor da Andansonia.

Apresenta uma linda flor hermafrodita (com estruturas masculinas e femininas em mesma flor) de pétalas brancas que se abrem por apenas dois dias no máximo, seu fruto envolve sementes que podem durar por até 5 anos, é rico em vitamina C, Potássio, Cálcio e dele se obtém óleos e cremes.
Fruto da Adansonia.

Suas folhas caem no inverto, voltando a crescer somente em períodos de grande chuva.


Uma das espécies do Baobá é o Baobá de Madagascar (Adansonia grandidieri), que você vê na imagem acima: em grande risco de extinção.


por Carla Reis
Bióloga e Fotógrafa