Estranho fenômeno da neve laranja relatado em toda a Europa oriental - Aventuras no Conhecimento

Últimas

quarta-feira, 28 de março de 2018

Estranho fenômeno da neve laranja relatado em toda a Europa oriental

Fotos da neve apareceram nas redes sociais, inclusive de esquiadores em um resort perto da cidade russa de Sochi.

Quando olhei para as imagens na internet, logo pensei: já começaram a colonizar Marte!? Mas... não! Ainda não tiveram este êxito... se bem que se depender de Elon Musk isso acontecerá muito em breve!

Esta neve alaranjada apresentada na imagem varreu a Rússia, Bulgária, Romênia e outros países da Europa oriental agora em Março.

Várias teorias para explicar o fenômeno estão sendo consideradas, uma delas indica que o acontecimento incomum seja o resultado de areia e poeira levantadas e levadas para a atmosfera a partir de tempestades no norte da África, antes de serem depositadas na região. Outra possibilidade seria a consequência de uma tempestade no vizinho Cazaquistão, que varreu poeira e argila e a depositou na região de Omsk.

De acordo com a agência ambiental russa, no entanto, a neve foi possivelmente o resultado da poluição química, uma vez que continha grandes quantidades de ferro, ácidos e nitratos.

Outros casos

No ano passado, o sol e o céu sobre o Reino Unido ficaram vermelhos devido ao furacão Ofélia que arrastou ar tropical e poeira do Saara.

Em um outro caso de 2007, moradores de cidades da Sibéria relataram neve alaranjada que tinha inclusive cheiro desagradável que era oleosa ao toque.