Ecologia. O que é isso, afinal? - Aventuras no Conhecimento

Últimas

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ecologia. O que é isso, afinal?


Há aproximadamente cinquenta anos atrás, pouca gente conhecia o termo Ecologia e quase ninguém sabia seu significado. Poucas décadas mais tarde, a Ecologia transformou-se em um termo da moda: produtos de consumo proclamam-se "ecológicos", e um grande número de pessoas classifica-se como "ecologicamente correta". No entanto, a palavra ecologia ainda não é muito compreeendida.

Então vamos lá: O que é Ecologia?



A palavra deriva do termo alemão Oecologie - criada pelo naturalista Ernst Haeckel em 1866 a partir das palavras gregas oikos - família, lar, e logos - estudo. Tem como significado, portanto, Estudo do Lar. Neste caso, Ernst Haeckel se refere à Biosfera como Lar.

Em meados do século XIX, animais e vegetais eram estudados de maneira isolada. A proposta de Haeckel propunha algo inovador para a época: em vez de tratar diferentes espécies como unidades isoladas, a Ecologia vinha a examinar como todos os individuos interagem entre si e com o ambiente em que vivem.

Como o comportamento dos seres humanos intefere no meio em que vive? Como funciona a cadeia alimentar quando interligada a outras? Quais as consequencias de desmatamento, poluição, consumismo? Enfim... o resultado da interação entre os humanos e o ambiente são parte do estudo da Ecologia também.

Entretanto, apenas no século XX é que houve o interesse em grande massa pela Ecologia e esta, finalmente, se tornou parte essencial da ciência da vida. Passou-se a utilizar-se com mais frequência os termos conservar (administrar os recursos naturais de forma a minimizar o impacto humano) e preservar (proteger os ambientes vivos e de seus habitantes evitando a interferência humana).

Ecologia x Ambientalismo


Embora estejam ligados, Ecologia e Ambientalismo são duas coisas diferentes. A primeira, é o estudo científico da vida em seu ambiente natural, já a segunda, é a defesa da preservação do meio ambiente, defendendo-o das ameaçãs humanas.

Por Carla Reis
Bióloga, professora e administradora do site
aventurasnoconhecimento@hotmail.com