9 fatos curiosos sobre o seu corpo - Aventuras no Conhecimento

Últimas

quarta-feira, 17 de junho de 2015

9 fatos curiosos sobre o seu corpo


Desconhecemos nosso próprio corpo. Você sabe quantos litros de sangue tem em seu organismo? Ou quantas vezes pisca e respira por minuto? Sabe que seu rosto abriga uma colonia de bactérias? O BuzzFeed listou alguns fatos curiosos sobre o organismo humano, e juntamos aqui os mais curiosos. Confira:

1. Respiramos de 12 a 20 vezes por minuto

Frequência respiratória é o número de inspirações que você dá por minuto. A média de um adulto em repouso é de 12 a 20 respirações por minuto. Se um ser humano parado respira menos de 12 vezes ou mais de 25 por minuto, isso pode ser um problema. Asma, ansiedade, pneumonia, insuficiência cardíaca e o uso de entorpecentes podem alterar sua frequência respiratória.

2. A maioria das pessoas respira apenas por uma narina por vez

Graças a uma coisa chamada “ciclo nasal”, que atinge de 20% a 80% da população. Uma narina é bloqueada durante o ciclo nasal, assim o indivíduo só pode respirar cerca de 40% da quantidade normal inalada. E não importa se você é destro ou canhoto, a “narina dominante” muda periodicamente.

3. Existem ácaros vivendo em seus olhos - e você pode vê-los

Eles também moram em seu nariz e ouvidos. Existem dois tipos de ácaros que habitam rostos humanos: Demodex folliculorum, que vive nos folículos pilosos, e Demodex brevis, que vive nas glândulas sebáceas. Eles têm oito pernas curtas e corpos alongados e você pode vê-los se piscar forte por algumas vezes seguidas - tente!


4. Ninguém consegue respirar e engolir ao mesmo tempo

Isto é, a menos que você seja um bebê com algum distúrbio respiratório. Isso acontece porque, em algum ponto de nossa evolução, os seres humanos perderam a capacidade de fazer isso - o canal por onde respiramos é o mesmo por onde engolimos, inclusive é por isso que conseguimos respirar “pela boca”. Não tente fazer isso - é realmente impossível.

5. Existem mais bactérias na sua boca do que seres humanos na Terra

O microbiólogo Bruce Paster, do Instituto Forsyth, em Boston, afirma que há entre 10 e 50 bilhões de bactérias em sua boca - mais do que pessoas em todo globo terrestre. Pense nisso na hora de beijar alguém: é como trocar milhões de bactérias! Claro que a maioria delas não faz mal algum ao seu corpo.

6. Um ser humano tem de quatro a seis litros de sangue

O sangue não pode ser fabricado sinteticamente: o único modo de consegui-lo é através de doações. Quando você doa, perde cerca de meio litro do total que varia de quatro a seis litros. Mas isso é muito pouco perto do bem que a sua doação pode fazer: doe!

7. A frequência cardíaca de um adulto varia de 60 a 100 batimentos por minuto

Em repouso, um adulto médio tem de 60 a 100 batimentos cardíacos por minuto - mais ou menos do que isso pode indicar alguma anomalia. Cada batida é capaz de bombear cerca de 70ml de sangue, ou cinco litros por minuto, o que pode significar todo sangue do corpo.

8. Bocejos contagiosos

Ver alguém bocejar ou mesmo apenas lendo a palavra "bocejo" (tipo agora, como eu) você pode bocejar sem querer ou sem estar com sono. Bocejou?

9. Coceira também é contagiosa

Basta ver alguém se conçando para desencadear a sua própria coceira. Até mesmo ver alguém passando por uma situação asquerosa pode causar uma coceira involuntária.

Fonte: Galileu e BuzzFeed