Ursos d'água, os animais mais resistentes do mundo - Aventuras no Conhecimento

Últimas

sábado, 2 de maio de 2015

Ursos d'água, os animais mais resistentes do mundo


Os ursos d'água, pertencentes ao filo tardígrada, são organismos microscópicos, com cerca de 1 milimetro de comprimento, que vivem em diversos ambientes úmidos do Planeta, do extremo fundo do mar até os altos picos do Himalaia.

Como todos os seres, também precisam de água para sobreviver, porém estes pequenos animais conseguem sobreviver a situações extremas e podem ficar até 25 anos hibernando para resistir a ausência de água (nesse estado de hibernação são conhecidos como "tun"). 

Suas garras ferozes contidas em seus oito pés se assemelham aos grandes ursos

Sua resistência foi posta a prova em uma viagem ao espaço realizada em 2007 por cientistas da Universidade de Kristianstad. Eles foram expostos ao vácuo e aos raios cósmicos, tendo a maioria sobrevivido e até mesmo se reproduzidos por lá.

É tão impressionante esta resistência, que eles foram encontrados em águas termais nas altas montanhas do Himalaia, a cerca de 5.546m de altura. 
Já foi constatado que sobrevivem a grandes quantidades de radiação, a temperaturas de 150ºC e até mesmo se congelados a zero absoluto.




Fósseis de tardígrades foram datados do período Cambriano, mais de 500 milhões de anos atrás.

Que animal fantástico, não é!? Mais ainda, é poder saber que seres tão pequenos tem resistido as mais diversas extinções e mudanças ocorridas em nosso Planeta Terra durante milhões de anos.

Por Adriano Reis
Biólogo, Mercadólogo, astrônomo amador e adm. do site