O que é Ecoturismo e seus exemplos
Ecoturismo (também chamado de Turismo Ecológico ou de Turismo Sustentável) é o ramo de turismo em que há o incentivo de conhecimento e experiência em ambiente sem danos à natureza e de apoio à civilização local.
No final da década de 1970, o ecoturismo surgiu como um movimento ambiental global. Estava relacionado como uma resposta ás preocupações com a degradação do meio ambiente e questões sociais advindo de turismo em massa no Brasil.
Em 1985, surgiu o Projeto Turismo Ecológico pela EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).
Esse tipo de turismo é aquele onde existe a aplicação de práticas de atividade que envolvam as belezas naturais da região, e ao contrário do que possa parecer, não significa um passeio em situações precárias.
Uma acomodação sem prejuízo ao ambiente em que se está é um importante critério a se cumprir.
Das atividades que podem ser realizadas no dentro desse padrão de turismo, podemos citar: observação de fauna (observar o comportamento de determinados animais); observação de flora (permite compreender a diversidade dos elementos da flora e seus usos); observação de formações geológicas e as visitas a cavernas (espeleoturismo); observação astronômica (estrelas, eclipses, queda de meteoros); mergulho livre; caminhadas; trilhas; cicloturismo (aqui estão de bicicleta), turismo por fazendas orgânicas e safáris fotográficos.
Através dele são oferecidos incentivos econômicos eficazes para a conservação e valorização da biodiversidade além da diversidade cultural ao redor do mundo.
Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce a taxas de 15 a 25% por ano. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas em todo o mundo buscam o turismo ecológico.
Carla Sabrina Reis
Criadora de Conteúdo