Últimas

Saiba o que é Endometriose - de maneira simplificada!

Apesar da imagem a seguir parecer um pouco familiar para qualquer pessoa que tenha estudado o aparelho reprodutor feminino na escola, muita gente não sabe o que é a Endometriose, ou o próprio endométrio.

Observe que dentro do útero, na parte interna, há uma região denominada ENDOMÉTRIO. É ela quem a cada ciclo menstrual vai ficando mais espessa com o intuito de receber um óvulo fecundado para apoiar-lo durante o desenvolvimento de um bebê.

Quando não há um ovário fecundado, essa parte sofre uma descamação e o útero então reinicia o espessamento para ter sempre um ambiente favorável ao óvulo. Entre essa descamação e e uma nova fase de espessamento, está o momento de sangramento - a menstruação.

Pois é, a menstruação tem esse intuito mesmo: expulsar o que o útero produziu e não utilizou... o útero sofre pequenas contrações, e aí as mulheres sentem cólicas durante o período menstrual.

Mas nem sempre a contração do útero para expelir o endométrio funciona como deveria. As células do endométrio começam a acessar locais que não deveriam, como as tubas, os ovários, ou alguma outra parte do intestino, ao invés de seguir seu caminho sendo expelido pelo canal vaginal.

 Essa condição causa uma inflamação que é chamada de ENDOMETRIOSE. 

Quais são os sintomas principais da Endometriose?

  • Entre os principais sintomas, precisamos citar: 
  • Sangramentos intestinais durante a menstruação
  • Dor no período pré-menstrual
  • Diarreia associada ao período menstrual
  • Fadiga e Cansaço
  • Dificuldade para engravidar

Como descobrir se tenho Endometriose?

O diagnóstico de endometriose é muito comum em mulher na faixa dos 30 anos. Exames de imagem, de sangue, nada demais, aqueles exames de rotina com ginecologista (mulheres, agendem o seu médico, ROTINA!).

Não tem cura, mas o tratamento deve ser constante para que não hajam possíveis complicações do quadro, que pode chegar até mesmo ao comprometimento do aparelho digestivo.. se bem que, gente... ninguém merece viver com dor! 

Carla Sabrina Reis
Bióloga, Analista Clínica e Toxicológica