Últimas

A PRÉ-HISTÓRIA - PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO

                  Podemos dizer que a história estuda os fatos relacionados aos seres humanos através do tempo e do espaço, ou seja, ela passou a existir com o surgimento dos primeiros hominídeos.

                O termo história vem da palavra grega historie, que remete a ideia de investigação, ou seja, o conhecimento produzido por meio de pesquisa.  Como grande parte das ciências, o estudo da história surgiu na Grécia Antiga, através do historiador Heródoto, considerado o primeiro a desenvolver estudos sistemáticos sobre o assunto.

                Para facilitar o estudo da história, ela foi dividida em vários períodos, de acordo com fatos relevantes que modificaram o modo de vida ou pensamento humano. Mas hoje vamos destacar o período que precedeu a própria história: a PRÉ-HISTÓRIA.


Como dito anteriormente, a história se dedica ao estudo dos fatos relacionados aos seres humanos e seu desenvolvimento através do tempo e espaço, então a PRÉ-HISTÓRIA se dedica ao estudo dos primeiros hominídeos, até o surgimento da primeira forma de escrita, o que ocorreu aproximadamente em 3500 a.C.

O período da PRÉ-HISTÓRIA é considerado longo, porque se estende de 3 milhões de anos atrás até 3500 a.C. Também foi dividida em duas partes: PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO. 

O período paleolítico também ficou conhecido como PEDRA LASCADA, isso porque os hominídeos utilizavam esse tipo de pedra para produzir seus utensílios, nele também ocorreu à difusão das técnicas para produção do fogo e o surgimento de alguns objetos que começaram a facilitaram a sobrevivência e organização, como anzóis, machados, agulhas, além das lanças e flechas que já eram mais comuns. Os hominídeos eram nômades, porque não possuíam moradia fixa, estavam sempre se deslocando pelo território a procura de recursos.



O período NEOLÍTICO vem depois do PALEOLÍTICO, com a utilização da PEDRA POLÍDA, que possibilitou o desenvolvimento de um número maior de objetos, esse período ficou conhecido por dois grandes avanços, o desenvolvimento da agricultura e – o marco para o final da PRÉ-HISTÓRIA– o desenvolvimento da escrita.

O desenvolvimento da agricultura marcou especialmente a história do ser humano, porque possibilitou a criação de animais e o surgimento das primeiras aldeias, que se tornaram posteriormente cidades. Não se sabe ao certo como o ser humano dominou a técnica para produzir seu próprio alimento, mas muitos acreditam que tenha ocorrido a partir da própria observação da natureza.  



CURIOSIDADES SOBRE O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO

Homens X Dinossauros

                Ao contrario do que a ficção nós mostra, os dinossauros e seres humanos não habitaram o planeta ao mesmo tempo, quando os primeiros hominídeos surgiram os dinossauros já estavam extintos a quase 65 milhões de anos.



Megafauna

                Na Pré-história ainda dominava a megafauna, com espécies muito grandes como a preguiça-gigante, o mamute e o tigre-dente-de-sabre. O desaparecimento dessas espécies é um grande mistério, mas muitos cientistas acreditam que tenha ocorrido por causa de alterações climáticas.



 Ligia Mendes de Almeida

Criadora de Conteúdo