Últimas

A múmia mais famosa de todos os tempos: Tutancâmon


Tutancâmon, um faraó que reinou no Egito de 1336 a 1327 a.C, assumiu o trono ainda criança com apenas 9 anos. Era filho do faraó Aquenatón e enteado de Nefertiti, a esposa principal do faraó. 

Durante seu reinado, Aquenatón tentou introduzir o culto a um deus único, chamado de Aton, identificado com o sol no Egito. O que gerou grande impacto na sociedade politeísta da época.

A educação de Tutancâmon se iniciou aos quatro anos de idade. Casou-se cedo, o que era comum na época pois o casamento entre crianças imperiais e irmãs solidificava e ajudava a perpetuação do trono, por isso, Tutancâmon seguiu o protocolo imperial e casou-se com sua meia irmã, a princesa quatro anos mais velha, que se chamava Ankesenamon.

Dentre as ações tomadas durante o seu reinado a mais importante para o povo foi o retorno a crença politeísta e a restauração das funções dos sacerdotes da sociedade egípcia.

A morte de Tutancâmon

No que diz respeito à causa de sua morte, devido a condições de sua mumificação, alguns afirmavam que Tutancâmon teria sido vítima de assassinato com uma forte pancada na cabeça, porém em janeiro de 2005 a múmia foi retirada do seu sarcófago no túmulo do Vale dos Reis, tendo sido alvo de um exame no qual se recorreu à tomografia computadorizada.

Para surpresa de muitos, os novos exames descartaram a hipótese de morte por assassinato!

O rei era um jovem saudável, tendo talvez falecido vítima de complicações relacionadas a uma fratura da perna direita. Por suas boas condições de saúde, teria ocorrido durante uma sessão de caça. 

Mas e a pancada na cabeça... parece que teve origem em um erro ocorrido durante o processo de embalsamento do corpo.

Qual a importância de Tutancâmon

Você já se perguntou por que Tutancâmon se tornou tão conhecido embora tenha reinado por pouco tempo? Sua importância está relacionada ao fato de sua tumba, situada numa pirâmide no Vale dos Reis, ter sido encontrada intacta no ano de 1922, pelo arqueólogo inglês Howard Carter.


O corpo mumificado de Tutancâmon ainda estava na tumba, dentro de um sarcófago, coberto com uma máscara mortuária de ouro e pedras preciosas. O caixão onde estava à múmia do faraó também era de ouro maciço.

Na tumba de Tutancâmon foram encontrados mais de cinco mil objetos, como joias, brinquedos, carruagem, vasos, esculturas, armas, etc.


A lenda da Maldição de Tutancâmon

Na parede da pirâmide, foi encontrada uma inscrição que dizia que morreria todo aquele que perturbasse o sono eterno do faraó.

Durante a escavação da tumba de Tutancâmon, alguns trabalhadores da equipe morreram. Dando origem à lenda da Maldição do Faraó Tutancâmon. Apesar de todo tipo de especulação, verificou-se que as pessoas haviam morrido após ter respirado fungos que estavam dentro da pirâmide.


Ligia Mendes de Almeida
Administradora de conteúdo