Últimas

Sarcófago visigodo bem preservado encontrado na vila romana na Espanha


Uma equipe de pesquisa liderada pelo professor Rafael González Fernández da Universidade de Murcia, professor de História Antiga, descobriu um espetacular sarcófago do período visigodo no local da necrópole romana de Los Villaricos, em Mula. 

É uma peça de 2 metros de comprimento com decoração geométrica intercalada com folhas de hera. Na frente correspondente à parte da cabeça, está documentado um crismón enquadrado em uma orla. A sua cronologia corresponde, na ausência de estudos posteriores, possivelmente ao século VI. Rafael González descreveu este achado ocorrido na quinta-feira como espetacular e inesperado, o que corrobora estudos anteriores sobre a cronologia da necrópole. Esta necrópole que teve origem junto à igreja de planta basílica após o abandono da vila no século V.

A campanha arqueológica deste verão decorre na necrópole principal do sítio, que ocupou a parte do implivium e as divisões adjacentes à casa romana uma vez que foi amortizada. Essencialmente, o trabalho deste verão está se concentrando em três zonas. Em primeiro lugar, limpar uma fonte que possivelmente abastecesse a aldeia; em segundo lugar, avançam-se no que chamamos de “área da piscina”, dedicada à produção e armazenamento de um produto que ainda hoje nos é desconhecido; e, em terceiro lugar, pretende-se concluir a escavação dos túmulos que se localizavam sobre as divisões da vila quando esta perdeu a sua função, numa altura entre finais do século V e princípios do século VII. A presença desta necrópole pode ser justificada pela transformação do oeco ou triclínio, uma espécie de hall, a melhor sala de uma villa romana, em espaço de culto cristão. Isso explicaria a presença dos cemitérios próximos a este edifício religioso no que conhecemos como a necrópole ad sanctos.

Foi durante estes trabalhos que na escavação da cobertura do túmulo nº 3 começou a aparecer o que, em princípio, se pensou que pudesse ser uma pilastra. Enquanto a equipe limpava o que parecia ser um elemento escultural, ficou claro que se tratava de um sarcófago espetacular.

A comunicação foi feita através do Murcia Today.