Últimas

Tomar 2 ou 3 xícaras de café por dia diminui gordura corporal em mulheres


Pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin, Reino Unido, verificaram que mulheres que bebem duas ou três xícaras de café por dia apresentam menor gordura corporal e abdominal total do que aquelas que bebem menos.

Eles examinaram dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, organizada pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) nos Estados Unidos e analisaram a relação entre xícaras de café ingeridas por dia e o percentual total de gordura corporal e abdominal (adiposidade). 

Eles descobriram que mulheres entre 20 e 44 anos que bebiam duas ou três xícaras de café por dia apresentavam os níveis mais baixos de adiposidade, 3,4% menores do que as pessoas que não consumiam café. Entre as mulheres com idade entre 45 e 69 anos, as que ingeriram quatro ou mais xícaras apresentaram percentual de adiposidade 4,1% menor.

No geral, o percentual médio de gordura corporal total foi 2,8% menor entre mulheres de todas as idades que bebiam duas ou três xícaras de café por dia.

Os resultados foram consistentes se o café consumido era cafeinado ou descafeinado e entre fumantes / não fumantes e aqueles que sofrem de doenças crônicas quando comparados com aqueles com boa saúde.

Nos homens, a relação foi menos significativa, embora os homens de 20 a 44 anos que bebiam duas ou três xícaras por dia tivessem 1,3% menos gordura total e 1,8% menos gordura no tronco do que aqueles que não consumiam café.

Cerca de 7 milhões de toneladas de café são consumidas globalmente todos os anos.

O Dr. Lee Smith, Reader em Saúde Pública da Universidade Anglia Ruskin e autor sênior do estudo, disse:

“Nossa pesquisa sugere que pode haver compostos bioativos no café, além da cafeína, que regulam o peso e que podem ser potencialmente usados ​​como compostos anti-obesidade.
Pode ser que o café, ou seus ingredientes eficazes, possa ser integrado a uma estratégia de dieta saudável para reduzir a carga de condições crônicas relacionadas à epidemia de obesidade.
É importante interpretar as conclusões deste estudo à luz de suas limitações - o estudo estava em um momento específico, para que as tendências não pudessem ser estabelecidas. No entanto, não acreditamos que o peso de alguém possa influenciar seu consumo de café.”