Pesquisadores revelam o maior e mais quente vulcão-escudo da Terra
Pesquisadores da Universidade do Havaí revelaram o maior e mais quente vulcão-escudo da Terra. Uma equipe de vulcanologistas e exploradores oceânicos usou várias linhas de evidência para determinar Pūhāhonu, um vulcão dentro do Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea.
Vulcões-escudo são grandes estruturas vulcânicas com amplas áreas de cume e flancos com pequena inclinação. Esses vulcões são construídos lentamente pela extrusão de milhares de fluxos de lava, altamente fluidas, que espalham-se sobre grandes distâncias.
Os geocientistas e o público há muito pensam que Mauna Loa, um vulcão-escudo culturalmente significativo e ativo na Ilha Grande do Havaí, era o maior vulcão do mundo. No entanto, depois de examinar o fundo do oceano ao longo da cadeia vulcânica de submarino havaiano, analisando quimicamente as rochas da coleção de rochas e modelando os resultados desses estudos, a equipe de pesquisa chegou a uma nova conclusão. Pūhāhonu, que significa 'tartaruga subindo para respirar' em havaiano, é quase o dobro do tamanho de Mauna Loa.
O estudo foi publicado na ScienceDirect e pode ser lido clicando aqui.