Últimas

Google traz novidades bem bacanas essa semana com o Google Lens e o novo Read Along


O Google anunciou esta semana atualizações para dois programas: um ajudará os usuários a pesquisar palavras e expressões e a aprender idiomas estrangeiros, e o outro ajudará as crianças que estão aprendendo a ler.

O aplicativo Google Lens é uma ferramenta popular usada por pessoas que precisam de traduções instantâneas de palavras ou frases estrangeiras. Eles apontam a câmera do telefone para a redação de uma placa ou página pública de um livro, e o Lens traduz o texto para cerca de 100 idiomas.

A partir desta semana, Lens também pronunciará as palavras. Basta tocar no texto selecionado e o novo recurso, Ouvir, o dirá. Além disso, o Lens fornecerá notas explicativas sobre palavras ou frases selecionadas. Deseja saber mais sobre o coronavírus? Toque na palavra e o Lens exibirá resultados de pesquisa relevantes.

O recurso Ouvir está atualmente em operação no Android. Uma versão do iOS deve chegar em breve.

O Google também está adicionando um novo aplicativo bacana ao Lens. Permite copiar e colar anotações manuscritas de um bloco de notas para o seu computador. Para fazer isso, inicie o Google Lens e aponte seu smartphone para as anotações manuscritas, aguarde o reconhecimento do texto e toque em "Copiar para o computador" no telefone. Na área de trabalho, abra seu projeto no Google Docs, clique em Inserir e veja o seu texto aparecer.


Alguns requisitos: Você deve ter a versão mais recente do Google Chrome na área de trabalho e o aplicativo Google Lens no seu dispositivo Android ou o Google no dispositivo iOS. Nos dispositivos iOS, o Lens é acessado por um ícone na barra de pesquisa do Google. Além disso, você deve estar conectado à sua conta do Google nos dois dispositivos.

Por fim, se sua caligrafia se assemelhar às linhas irregulares de uma máquina sismográfica durante alta atividade - isto é, se sua caligrafia for irreconhecível para a maioria dos outros seres humanos - a operação de cortar e colar da lente provavelmente não funcionará bem. Certifique-se de escrever de forma legível. A lente pode realizar maravilhas, não milagres.

Também apresentado nesta semana, está um programa que será recebido por milhões de pais involuntariamente convocados como professores para seus filhos nesta era de quarentena. O aplicativo Read Along foi desenvolvido para crianças de 5 anos ou mais de idade que estão aprendendo a ler. Utilizando conversão de texto em fala e reconhecimento de fala, o aplicativo mantém as mãos das crianças enquanto elas navegam nas frases em histórias voltadas para a faixa etária. Um amigo de leitura digital chamado Diya reconhece quando a criança está lutando com a pronúncia e oferece feedback encorajador.

Quando as crianças precisam de ajuda para pronunciar ou definir uma palavra, elas podem perguntar a Diya e o assistente fornecerá a resposta. Diya também fornece feedback positivo ao longo das sessões.

O Read Along acompanha o progresso das crianças através das histórias - são cerca de 500 no total - e faz recomendações sobre histórias futuras com base no desempenho delas. As crianças são recompensadas com prêmios no aplicativo e mini jogos de palavras.

Originalmente chamado Bolo, o aplicativo foi usado pela primeira vez na Índia no ano passado. Após seu sucesso, o Google renomeou o aplicativo e o expandiu para mais de 180 países e nove idiomas, incluindo inglês, espanhol, português e urdu.

O Google enfatiza que não há anúncios ou compras no aplicativo e nenhum dado de voz é retido nos servidores do Google.