Últimas

Trágulos são encontrados 29 anos depois de serem considerados extintos


Após quase três décadas, o trágulo (conhecido também como cervo-rato ou chevrotain) foi registrado por pesquisadores no Vietnã. O animal pequeno, semelhante a um cervo, só havia sido estudado a partir de espécimes mortos, quatro obtidos em 1907 e um em 1990, e até então acreditava-se que estava extinto.

Os moradores locais direcionou os pesquisadores para algumas áreas florestais onde essa espécie de trágulo de costas prateadas (Tragulus versicolor) poderia estar vivendo. As câmeras acionadas pelo movimento ou pelo calor capturaram a primeira evidência fotográfica de que o animal indescritível ainda existe, de acordo com um estudo publicado na Nature Ecology and Evolution.

As florestas da região abrigam muitos mamíferos encontrados em nenhum outro lugar, mas um aumento nas armadilhas animais e no desenvolvimento humano invasivo nas últimas décadas colocou essa diversidade em risco.



Pesquisadores capturaram 208 imagens para confirmar que o trágulo ainda vivia em estado selvagem no Vietnã. Eles sabem que há mais de um, como mostra na imagem acima, mas o tamanho da população não é claro.

A pesquisa enfatiza o valor crítico da integração do conhecimento ecológico local nos esforços de conservação da biodiversidade e a ajuda dos moradores se mostrou crucial para o sucesso dos pesquisadores neste estudo.