Pesquisadores criam holograma que pode ser visto, ouvido e sentido

Pesquisadores da Universidade de Sussex e da Universidade de Ciências de Tókio desenvolveram pela primeira vez um display 3D que podem ser visto, ouvido e sentido.

Mesmo ainda não sendo hologramas tão realistas como visto em muitos filmes de Star Wars e tantos outros filmes de ficção-científica, os objetos animados em 3D apresentados a partir de um dispositivo criado pelos pesquisadores, é capaz de conversar e interagir com os espectadores.

No vídeo abaixo, é possível visualizar uma borboleta batendo as asas, uma contagem regressiva escrita por números pairando no ar e um planeta Terra rotativo e multicolorido.

O dispositivo usa um campo 3D de ondas de ultrassom para levitar um cordão de poliestireno e girá-lo em alta velocidade para rastrear formas no ar.

O cordão de 2 mm de largura se move a velocidades próximas a 5 km/h, traçando a forma de um objeto em menos de um décimo de segundo. A essa velocidade, o cérebro não vê o cordão em movimento, apenas a forma completa que ele cria. As cores são adicionadas por LEDs embutidos na tela que brilham na conta à medida que ela se aproxima.

Imagem holográfica em Star Wars

Como as imagens são criadas no espaço 3D, elas podem ser visualizadas de qualquer ângulo. E com um controle cuidadoso do campo ultrassônico, os cientistas podem fazer os objetos falarem, ou adicionar efeitos sonoros e acompanhamentos musicais às imagens animadas. A manipulação adicional do campo sonoro permite que os usuários interajam com os objetos e até os sintam em suas mãos.

O protótipo pode criar imagens dentro de um cubo de ar com 10 cm de largura e espera-se que no futuro seja possível criar animações ainda maiores e empregar várias esferas ao mesmo tempo.

Este é o primeiro passo para telas 3D verdadeiramente interativas.

A pesquisa foi publicada na Revista Nature, clique aqui para ler (em inglês).