Últimas

Lista Vermelha de Animais Ameaçadas de Extinção - O que faz a IUCN?

Em 1964, foi fundada a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de extinção (Red List of Threatened Species) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Atualmente, é a fonte de irformações mais abrangente do mundo sobre o status de conservação global dos seres vivos.


A Lista Vermelha da IUCN é um indicador da saúde de nossa biodiversidade e pode ser consultado a qualquer momento podendo ser utilizado para monitoria de espécies, legislações e segurança ambiental e indica também possibilidades de preservação de recursos naturais. Quem normalmente a consulta são agências governamentais e não governamentais, departamentos de vida selvagem, organizações não-governamentais (ONGs) relacionadas à conservação ambiental, planejadores de recursos naturais, organizações educacionais, estudantes e comunidade empresarial.

Grupos de espécies, incluindo mamíferos, anfíbios, pássaros - entre outros; - são avaliados de forma abrangente. Dentro desta avaliação é possível identificar com o passar do tempo, se o risco está crescendo ou diminuindo em relação à extinção da espécie - o que pode acontecer de acordo com alterações de atividades e esforços de conservação.

Uma pena que, apesar de alguns esforços, nota-se que a biodiversidade está em declínio.

Atualmente a IUCN conta com mais de 105.700 espécies catalogadas, das quais, mais de 28.000 estão ameaçadas de extinção. Isso representa mais de 27% do total de espécies registradas pela IUCN.

Anfíbios
40%
mamíferos
25%
coníferas
34%
aves 
14%
Tubarões e raias
30%
recifes de corais
33%
crustáceos
27%
Os principais objetivos da IUCN no momento, é aumentar o número de espécies catalogadas para manter um controle maior dos indivíduos das espécies ao redor do mundo e para isso conta com o apoio de voluntários.

Gostaria de conhecer mais esse trabalho? Acesse o site direto da Lista Vermelha da IUNC (em inglês) no link a seguir: