Cientistas descobrem a formiga mais rápida do mundo

A formiga prateada é a formiga mais rápida do mundo. Foto: Prof. Harald Wolf

Os cientistas descobriram a formiga mais rápida do mundo, que opera a velocidades equivalentes de até uma milha por segundo, elas voam sobre a areia quente com mais de 60 graus Celsius e deixam para trás seus parentes mais pernudos "Cataglyphis fortis".

A formiga prateada do Saara - com o nome de onde vive - pode dar 50 passos por segundo, cobrindo uma distância de quase um metro (85,5 cm). Para colocar isso em perspectiva, Usain Bolt faz quatro passos por segundo.

O comprimento de suas passadas quadruplicou de 4,7 mm para 20,8 mm à medida que a velocidade foi acelerada, de acordo com o artigo publicado no Journal of Experimental Biology (em inglês).
As formigas também mudaram de correr para galopar, com todos os seis pés do chão simultaneamente e cada pé tocando o chão por sete milissegundos de cada vez.

As formigas vasculham os cadáveres de outras criaturas durante a parte mais quente do dia, onde as temperaturas podem chegar a 60° C.  Para sobreviver como formiga no calor do meio-dia do Saara, são necessárias habilidades especiais: Os insetos geralmente precisam percorrer longas distâncias se quiserem encontrar fontes raras de alimentos - geralmente os insetos são mortos pelo calor. Eles também precisam de um senso de direção para encontrar o caminho de volta ao ninho sombrio após a incursão.

“Essas características podem estar relacionadas ao habitat das dunas de areia. Essa técnica pode impedir que os pés do animal afundem profundamente na areia macia”, disse o pesquisador Harald Wolf, da Universidade de Ulm, na Alemanha.
"Mesmo entre as formigas do deserto, as prateadas são especiais", acrescentou.

Os cientistas registraram a velocidade das formigas montando sua câmera no topo de um túnel que entra no ninho das formigas.

Eles agora gostariam de estudar suas velocidades de contração muscular, que eles acreditam ser as mais rápidas já descobertas.