Últimas

Cochilar durante o dia 1 ou 2 vezes por semana pode beneficiar a saúde do coração


Pesquisadores do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, indicaram que tirar uma soneca durante o dia uma ou duas vezes por semana pode reduzir pela metade o risco de eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos, derrames e insuficiência cardíaca.

Para os dorminhocos de plantão é importante salientar que há uma grande questão diferenciada corretamente neste estudo. Em diferentes estudos, referenciados pelos autores, diversos pesquisadores entram num embate sobre esta questão, já que alguns defendem que há menor risco de doença cardíaca coronariana entre os que dormiam durante o dia, enquanto outros encontraram maior risco de eventos cardíacos ou mortalidade cardiovascular entre aqueles que dormem regularmente durante o dia.

Para ajudar a resolver a controvérsia, os responsáveis pela pesquisa começaram a examinar a ligação entre cochilos e eventos cardiovasculares fatais e não fatais de 3.462 adultos na Suíça, entre 35 e 75 anos de idade, que não tinham histórico de problemas cardiovasculares.
Os pesquisadores analisaram as associações entre frequência e duração da soneca, por um lado, e a incidência de ataques cardíacos, derrames e insuficiência cardíaca, por outro.

Quando os participantes foram questionados sobre seus padrões de sono e cochilo, mais da metade não relatou cochilos na semana anterior, quase 20% disseram ter cochilado uma ou duas vezes, cerca de 12% disseram ter cochilado 3-5 vezes, e um número semelhante disseram que dormiram 6-7 vezes.
Aqueles que dormiam mais frequentemente tendiam a ser homens mais velhos e acima do peso que fumavam. Esses participantes também tendiam a dormir mais durante a noite, apneia do sono e mais sono durante o dia.

Durante o período de monitoramento de 5 anos, ocorreram 155 eventos cardiovasculares. Para avaliar a associação entre cochilos e eventos cardiovasculares, os pesquisadores responderam por possíveis fatores de confusão, como idade ou fatores de risco para doenças cardíacas, como hipertensão.

Os pesquisadores descobriram que tirar 1 a 2 cochilos semanais durante o dia estava associado a 48% menos chances de ter um ataque cardíaco, derrame ou insuficiência cardíaca, em comparação com aqueles que não cochilavam.

No entanto, a análise não revelou ligação entre eventos cardiovasculares e a duração dos cochilos.