Cientistas encontram a parte do DNA responsável por definir se uma pessoa é canhota ou destra

No mundo, uma em cada 10 pessoas é canhota, e diversos estudos são realizados para compreender se as diferenças entre destros e canhotos estão apenas no uso hábil das mãos e/ou pés para executar tarefas, hobbies e outras atividades.

Uma pesquisa realizada por uma equipe da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriu as primeiras instruções genéticas do DNA humano que determinam se uma pessoa é canhota ou destra e não só isso, o mais interessante neste estudo também é que estas instruções parecem estar fortemente relacionadas à estrutura e função do cérebro, particularmente nas partes envolvidas na linguagem.

A equipe de pesquisa utilizou o Biobank do Reino Unido, que possui um banco de dados com a sequência completa de DNA de mais de 400.000 pessoas, dentre eles, 38.000 canhotos.

Ao analisar o DNA dos canhotos, a equipe encontrou mutações na parte responsável pela organização do interior das células do corpo, chamado citoesqueleto. Mutações semelhantes que alteram o citoesqueleto em caracóis demonstraram levar os moluscos a terem uma concha no sentido anti-horário ou "canhoto".

Foi possível observar durante a pesquisa que o citoesqueleto dos canhotos estava alterando a estrutura da substância branca no cérebro. Nestas pessoas, as duas metades do cérebro, os hemisférios esquerdo e direito, estavam melhor conectadas e mais coordenadas nas regiões envolvidas na linguagem, especulando-se assim que os canhotos poderiam ter melhores habilidades verbais.

O estudo apresentou também outras questões interessantes como em relação aos riscos ligeiramente maiores de esquizofrenia e riscos ligeiramente menores da doença de Parkinson em pessoas canhotas.

Mesmo que ainda preliminar, estas descobertas são muito interessantes e com toda certeza estes ou outros pesquisadores ainda trarão muitas respostas aos mistérios do nosso cérebro.