Cientista da NASA diz que o mundo pode não estar pronto para uma possível descoberta de vida em Marte

A NASA está prestes a lançar mais uma missão para Marte, o veículo espacial Mars 2020, previsto para acontecer em meados de 2020.
O principal objetivo da missão é buscar sinais de vida. O rover procurará ambientes habitáveis ​​passados, buscará por bioassinaturas nas rochas e testará essas amostras na Terra.

Apesar da grande importância das possíveis descobertas O cientista chefe da NASA, Jim Green, em entrevista ao jornal Telegraph, disse que se os cientistas descobrirem bioassinaturas de vida na crosta de Marte, as descobertas podem abalar a astrobiologia.

"Será revolucionário", disse Green. "Isso começará uma nova linha de pensamento. Não acho que estamos preparados para os resultados. Não estamos".
"O que acontece a seguir é um novo conjunto de questões científicas", disse ele. "Essa vida é como nós? Como nos relacionamos?"

O veículo espacial Mars 2020, juntamente com o veículo ExoMars da Agência Espacial Européia, perfurará a crosta marciana. Acredita-se que a superfície do Planeta Vermelho seja radioativa, portanto, se houver vida em Marte, provavelmente ela vive abaixo do solo.

Jim Green - diretor da Divisão de Ciência Planetária da NASA

"Nós nunca perfuramos tão fundo", disse ele ao Telegraph. "Quando os ambientes se tornam extremos, a vida se move para as rochas".

O princípio foi comprovado em nosso planeta: depois de percorrer quilômetros na Terra, os pesquisadores encontraram mais vida na crosta terrestre do que na superfície, disse ele.

"O ponto principal é que, onde há água, há vida".

E se os novos veículos espaciais das agências encontrarem provas de que a água já correu em Marte, disse ele, a confirmação pode vir semanas ou meses de pouso - então apertem os cintos, amantes do espaço. O reino da possibilidade pode se tornar muito mais amplo muito em breve.

Caso os cientistas não encontrem evidências da vida, isso não acabará com a esperança da exploração humana. Marte 2020 testará a produção de oxigênio no planeta e monitorará o clima marciano para avaliar como as colônias humanas em potencial poderiam sair em Marte.