Cientistas detectaram pela segunda vez repetidas explosões de sinais de rádio vindos do espaço

Pela segunda vez cientistas detectaram explosões de sinais de rádio vindos do espaço. Isso aprofunda o mistério e oferece uma oportunidade potencial para finalmente entender o que pode estar jogando fora a explosão de uma galáxia a 1,5 bilhões de anos-luz de distância.

Explosões rápidas de rádio têm sido especuladas como sendo resultado de várias coisas, desde explosões de estrelas até transmissões de alienígenas. Mas eles permanecem completamente misteriosos, com poucas evidências sobre sua origem.

Os flashes duram apenas um milissegundo, mas são lançados com a mesma quantidade de energia que o Sol leva 12 meses para produzir.

Provavelmente a mais excitante das novas explosões é aquela que os cientistas viram repetir seis vezes, aparentemente do mesmo local. Das mais de 60 rajadas de rádio rápidas detectadas até agora, apenas uma delas repetiu.

Ver dois sinais repetidos provavelmente significa que existe - e que a humanidade provavelmente encontrará - uma "população substancial" de sinais repetidos, escrevem os pesquisadores em um dos dois artigos publicados na  Nature.

Ter dois conjuntos de explosões repetidas também pode permitir que os cientistas entendam o que os distingue de rajadas únicas, ajudando-os a entender mais sobre sua fonte e a esperar por explosões futuras.

Cerca de 13 das explosões ocorreram em apenas três semanas, oferecendo um vasto e novo conjunto de dados para os cientistas que estão à procura de sua fonte. Juntos, eles poderiam oferecer alguma evidência do ambiente extremo ou incomum de onde eles estão vindo - ou a misteriosa tecnologia com a qual algumas civilizações alienígenas poderiam estar lançando-as no espaço.

As explosões foram descobertas pelo Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment, na Colúmbia Britânica. Alguns cientistas se preocuparam com o fato de que a faixa de frequências que ele pode captar seria baixa demais para receber os FRBs - mas encontrou muito mais do que o esperado, e os cientistas esperam que sejam identificados ainda mais.