WWF promove campanha "Somos Amazônia" - Aventuras no Conhecimento

Últimas

terça-feira, 11 de setembro de 2018

WWF promove campanha "Somos Amazônia"


Por WWF: A WWF-Brasil promove uma campanha digital com a participação de 17 influenciadores voluntários ligados a temas socioambientais e outros nichos diversos. A parceria inspirou a produção de uma série de conteúdos individuais e coletivos a partir do conceito "A Amazônia que inspira precisa respirar".

O projeto, co-criado pelo WWF-Brasil e pela agência Mutato, busca disseminar informações e gerar discussões no ambiente digital que tragam reflexão, relevância e engajamento qualificado para a conservação da Amazônia.

A proposta do grupo começou a ser desenhada em junho, com o mapeamento de pessoas sensíveis ao tema e com poder de mobilização. Em agosto, o grupo se reuniu no auditório do Museu da Arte de São Paulo (MASP) para um workshop que discutiu o presente e o futuro da Amazônia a partir de seus principais problemas e suas possíveis soluções.

O workshop deu origem a diversas ideias de ações e projetos que foram costurados num calendário comum e que começam a vir a público em breve. Dentre eles, estão previstos podcasts, vídeos, reportagens, engajamento nas redes sociais e até um ensaio fotográfico. Para o dia da Amazônia, foram produzidos dois vídeos que mostram a concepção e discussões do workshop. Os conteúdos poderão ser acessados no site Somos Amazônia (somosamazonia.wwf.org.br), que sedia a campanha.

“Nossa expectativa com o apoio dos influenciadores digitais é levar a mensagem de que proteger a maior floresta tropical contínua do mundo é também proteger a todos nós. Convidamos as pessoas a serem inspiradas a defender a conservação da Amazônia como essencial para o bem-estar e a saúde das populações locais e de todo mundo, no caminho de um desenvolvimento econômico, cultural e socioambiental mais justo e com menos impactos negativos”, afirmou Gabriela Yamaguchi, Diretora de Engajamento do WWF-Brasil.

Ameaça

O dia escolhido para o lançamento foi justamente o dia 5 de setembro, dia da Amazônia. Dona de uma riqueza impressionante – cerca de 350 trilhões de árvores (mais ou menos 50 árvores para cada habitante do mundo), mais de 3 mil peixes, 427 anfíbios, 1,2 mil aves e 40 mil plantas. É fonte de matérias-primas alimentares, medicinais e minerais.

A Amazônia, no entanto, encontra-se hoje ameaçada, sobretudo pelo desmatamento: entre 2013 e 2017, o índice de desmatamento da região foi 38% maior que nos anos anteriores. Cerca de 71 milhões de hectares já foram perdidos – uma área equivalente às áreas dos estados de São, Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul somados.

As grandes obras, como estradas e hidrelétricas, destroem ecossistemas, provocam a remoção de comunidades e ameaçam a sobrevivência das populações ribeirinhas e indígenas, colocando em risco um patrimônio cultural riquíssimo de nosso País.

O objetivo do projeto é justamente chamar a atenção para esses problemas e convocar as pessoas a agirem de maneira mais amigável ao Meio Ambiente e à floresta. Os conteúdos na internet poderão ser acompanhados pelas hashtags #SomosAmazônia e #VivaAmazôniaViva.

Confira abaixo a lista dos influenciadores:

- Sebá Tapajós (@sebatapajos): Grafiteiro e artivista, coordenador do Instituto Street River @institutostreetriver.eco

- Rafa Mon (@rafamon): Grafiteira e feminista do Rio de Janeiro (RJ)

- Alex Fisberg (@alexfisberg): Jornalista e fotógrafo

- Beto Mejia (@betomejia): Músico, produtor e compositor

- China (@chinaina): Cantor, compositor e apresentador de tevê

- Cris Dias (@crisdias): Publicitário

- Emerson Pontes (@uyrasodoma): Biólogo e performer da drag Uýra Sodoma, que conecta suas performances a elementos amazônicos;

- Helen Ramos (@HelMother): Creator

- Hugo Merchan (@hugomerchan): Cozinheiro e ex-MasterChef

- Irina Cordeiro (@irinacordeirochef): Cozinheira e ex-Masterchef

- MariMoon (@marimoon): Creator e apresentadora de tevê

- Nayara Jinknss (@nayjinknss): Fotógrafa de Belém (PA)

- Onofre de Araújo (@portalecycle): Fundador da Ecycle, portal de conteúdos sobre consumo consciente

- Pedrinho Fonseca (@pedrinhofonseca): Fotógrafo, escritor e jornalista

- Rene Silva (@renesilva): Jornalista criador do 'Voz da Comunidade', jornal do Morro do Alemão;

- Robson Franzoi (@blogumviajante): Blog 'Um Viajante'

- Ysani Kalapalo (@ysanikalapalo): Indígena e cofundadora do movimento Indígenas em Ação.

Sobre a Mutato

É uma agência criativa formada por estrategistas, especialistas digitais, jornalistas, publicitários e diretores de filmes trabalhando no fluxo da cultura para construir relevância para nossos clientes. Sempre conectados e alertas, trabalhamos a partir de nossos escritórios em São Paulo, Buenos Aires e Bogotá para Avon, Brahma, Ipanema, Jack Daniel's, Kimberly-Clark, Netflix, Riachuelo e Samsung

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira que há 22 anos busca harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas.