Cientistas descobrem nova maneira de transformar luz solar em energia - Aventuras no Conhecimento

Últimas

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Cientistas descobrem nova maneira de transformar luz solar em energia


A busca por novas formas de aproveitar a energia solar deu um passo à frente depois que pesquisadores conseguiram dividir a água em hidrogênio e oxigênio, alterando a maquinaria fotossintética das plantas.

A fotossíntese é o processo que as plantas usam para converter a luz solar em energia. O oxigênio é produzido como um subproduto da fotossíntese quando a água absorvida pelas plantas é 'dividida'. É uma das reações mais importantes do planeta porque é a fonte de quase todo o oxigênio do mundo. O hidrogênio que é produzido quando a água é dividida poderia ser uma fonte verde e ilimitada de energia renovável. 

Um novo estudo, conduzido por acadêmicos da Universidade de Cambridge, usou a fotossíntese semi-artificial para explorar novas formas de produzir e armazenar energia solar. Eles usaram luz solar natural para converter água em hidrogênio e oxigênio, usando uma mistura de componentes biológicos e tecnologias produzidas pelo homem.
A pesquisa poderia agora ser usada para revolucionar os sistemas usados ​​para produção de energia renovável.

O método também conseguiu absorver mais luz solar do que a fotossíntese natural.
A fotossíntese artificial existe há décadas, mas ainda não foi usada com sucesso para criar energia renovável, pois depende do uso de catalisadores, que geralmente são caros e tóxicos. Isso significa que ainda não pode ser usado para ampliar as descobertas para um nível industrial.

A pesquisa de Cambridge faz parte do campo emergente da fotossíntese semi-artificial, que visa superar as limitações da fotossíntese totalmente artificial, usando enzimas para criar a reação desejada.

Este modelo é o primeiro a utilizar com sucesso a hidrogenase e o fotossistema II para criar fotossíntese semi-artificial impulsionada puramente pela energia solar.

Os pesquisadores esperam que as descobertas permitam o desenvolvimento de novos sistemas de modelos inovadores para conversão de energia solar.