NASA divulga primeira imagem de objeto localizado no Cinturão de Kuiper - Aventuras no Conhecimento

Últimas

terça-feira, 28 de agosto de 2018

NASA divulga primeira imagem de objeto localizado no Cinturão de Kuiper

A imagem acima foi tirada pela New Horizons destacando um objeto detectado no Cinturão de Kupier, tal objetvo foi apelidado de Ultima Thule. No momento desta captura, Ultima Thule estava a 107 milhões de quilômetros da nave espacial New Horizons e a 6 bilhões de quilômetros do Sol. (Créditos das imagens: NASA / JHUAPL / SwRI)

A NASA apresentou a primeira imagem de um objeto localizado no Cinturão de Kuiper, detectado pelo Telescópico Long Range Reconnaissance Imager (LORRI) da New Horizons. O telescópio foi capaz de ver o objeto pequeno e escuro, apelidado de Ultima Thule, a 107 milhões de quilômetros de distância e contra um fundo denso de estrelas. 

O cientistas esperam chegar o mais próximo possível de Ultima em Janeiro 2019, será a primeira exploração de perto de um pequeno objeto do Cinturão de Kuiper e a maior exploração de qualquer corpo planetário da história, quebrando o recorde que a prórpia New Horizons estabeleceu em Plutão em julho de 2015 que foi de cerca de 1 bilhão de quilômetros. 

Essas imagens também são as mais distantes do Sol já capturadas, quebrando o recorde estabelecido pela imagem “Terra Azul Pálida” da Terra feita pela Voyager 1 em 1990. (A New Horizons estabeleceu o recorde para a imagem mais distante da Terra em dezembro de 2017).